Chegamos ao fim de mais um ano de excelência acadêmica e compromisso social na Universidade de Brasília. Repleto de acontecimentos marcantes, 2022 com certeza foi histórico para a UnB. Foi nesse ano que celebramos o sexagenário da Instituição e o centenário do nascimento de Darcy Ribeiro; fomos anfitriões da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC), o evento científico mais relevante da América Latina; tivemos avanços significativos no campo dos Direitos Humanos e pudemos viver o tão esperado retorno completo às atividades presenciais. É com orgulho e sensação de missão cumprida que encerramos 2022.

As comemorações dos 60 anos da Universidade traçaram momentos de valorização da ciência, das instituições públicas de ensino e pesquisa e da história da UnB, que é tão pioneira e peculiar. Com o slogan “Atuante como Sempre e Necessária como Nunca”, as celebrações contaram com seminários, exposições, apresentações artísticas, mostras de cinema, lançamento de livros, concursos e diversas outras ações e eventos em todos os campi.

Em junho, com o início do semestre letivo, os estudantes retornaram às aulas presenciais, finalizando um processo árduo, gradual e democrático para que essa volta acontecesse da maneira mais segura possível. A Universidade voltou a ser pulsante e preenchida de afeto.

No mesmo mês, seguindo um projeto bem definido de ampliar as atenções da UnB para o tema, criamos a Secretaria de Direitos Humanos, que contribui para o acolhimento da diversidade da comunidade acadêmica e de suas necessidades. A instância pioneira foi desenvolvida após a formulação da Política de Direitos Humanos da UnB e da posterior instalação da Câmara de Direitos Humanos, aprovada no Conselho Universitário (Consuni).

Em julho, os prédios da UnB encheram-se com mais de 200 atividades, promovidas pela SBPC, que obtiveram 12 mil inscritos. O evento também alcançou mais de 35 mil pessoas nas ações realizadas remotamente. Poder recebê-los com tamanho sucesso, após quase dois anos de circulação restrita devido à pandemia, foi gratificante e especial.

Em setembro, a Semana Universitária comemorou o centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, com quase 10 mil pessoas participando presencialmente em mais de cem atividades nos 4 campi. A Semana foi aberta com a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB, promovida em celebração aos 60 anos da UnB e aos 50 anos do Hospital Universitário (HUB). Tivemos a alegria de ter mais de 500 participantes nessa edição da Corrida, que pretendemos tornar anual.

Infelizmente, este também foi o ano em que a Universidade sofreu novamente com sucessivos cortes orçamentários e quase ficou incapaz de prosseguir com suas atividades. Foi com muita luta e união da nossa comunidade que conseguimos continuar fazendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade e recuperar o dinheiro retirado.

Com empenho especial de todos os docentes, estudantes, servidores, técnicos e terceirizados, chegamos aqui, no final dessa trajetória intensa e repleta de conquistas. Agradecemos o compromisso de todos. Parabéns a nós e à nossa querida UnB.

Desejamos a todos boas festas e que em 2023 possamos tornar realidade a nossa esperança de dias melhores para a educação, para a ciência e para o povo brasileiro.

Vice-Reitor