OPINIÃO

Mauro Luiz Rabelo e Ricardo Gauche

Entre as várias ações que a Universidade de Brasília desenvolve voltadas para o fortalecimento da formação de professores, situa-se a participação em programas da Capes, por meio da Coordenação de Integração das Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação (CIL/DEG/UnB).

 

Neste contexto, merece destaque o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

 

No Pibid/UnB, temos 20 subprojetos, entre os quais três são de Licenciaturas a Distância – Pedagogia, Educação Física e Geografia – e um Interdisciplinar. São 50 escolas públicas envolvidas e 406 licenciandos-bolsistas participando ativamente.

 

Mais de 65 professores-supervisores das escolas de níveis Fundamental e Médio recebem nossos licenciandos e 30 coordenadores de subprojetos atuam nas ações, além de docentes colaboradores voluntários.

 

Todos da UnB garantem o desenvolvimento de inúmeras atividades planejadas e articuladas com a formação para o exercício da docência, para que tudo transcorra conforme os objetivos do Programa e das Licenciaturas envolvidas.

 

Em mensagem encaminhada aos coordenadores institucionais do Pibid do Brasil, o coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério (CGV/DEB/CAPES) informou que haverá um corte expressivo no financiamento do Programa, o que inviabilizaria quase todas as ações em desenvolvimento no país.

 

Estamos profundamente preocupados com o andamento das decisões sinalizadas no âmbito da presidência da Capes, a despeito do que significa o Pibid para a Educação e para o país. O Programa, inclusive, já consta da LDB, conforme transcrito abaixo.

 

Art. 62...

 

§ 5.º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior.

 

 

Diante do quadro que se desenha para programas de fundamental importância para a educação brasileira, a Universidade de Brasília externa apoio às iniciativas que preservem o Pibid/UnB dos reflexos do ajuste fiscal em curso, em especial de cortes que venham a comprometer o seu funcionamento.

 

Esperamos que a sensibilidade dos governantes colabore para que se encontrem outros focos de realização desses cortes, tudo se fazendo para não comprometer os pilares de uma verdadeira Pátria Educadora, no seu mais completo sentido, a começar pela valorização da docência e da formação para seu exercício.

 

Mauro Luiz Rabelo

Decano de Ensino de Graduação

Ricardo Gauche
Coordenador Institucional do Pibid/UnB
Coordenação de Integração das Licenciaturas - CIL
Decanato de Ensino de Graduação