DIRETORIAS

São ofertadas 120 bolsas em 16 modalidades de desporto universitário. Inscrições começam na próxima segunda-feira e terminam no dia 13 de maio

A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC/UnB) divulgou nesta quarta-feira (27), o primeiro edital de 2016 para o Programa Bolsa Atleta Universitária. Há oferta de 120 vagas no total, sendo que 30 são exclusivamente destinadas a estudantes de baixa renda.

As bolsas concedidas terão validade de junho a novembro de 2016, podendo ser renovadas por mais seis meses conforme disponibilidade orçamentária.

A partir deste ano, os recursos para o Programa Bolsa Atleta Universitária serão oriundos da própria FUB. Até o ano passado, a fonte de financiamento era o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, encerrado pelo Governo federal em 2014.

Tênis é uma das modalidades previstas no edital da bolsa atleta universitária. Foto: Mariana Costa/Secom UnB

De acordo com a decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann, a UnB está revendo sua política interna com objetivo de possibilitar uma integração efetiva entre as atividades esportivas e acadêmicas. Segundo a gestora, a ideia é poder investir ainda mais no esporte em um momento futuro.

“Precisamos discutir, junto ao Conselho de Administração (CAD), uma fonte de financiamento que seja perene, e também, repensar a forma de contratação dos técnicos esportivos, que vinha sendo feita de maneira inadequada”, pontua.

As 30 bolsas destinadas a estudantes-atletas em situação de vulnerabilidade social serão custeadas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O quantitativo foi definido após análise prévia da demanda por esse auxílio.

O valor mensal das bolsas é de R$ 400. Serão contempladas 16 modalidades esportivas presentes em competições universitárias oficiais, entre elas atletismo, futebol, karatê e xadrez. As inscrições devem ser feitas até 13 de maio na DEA, localizada no ICC Sul, sala AT 201.

Acesse o edital e o formulário de inscrição
.