ÓRGÃOS COLEGIADOS

Títulos de Professor Honoris Causa e de Mérito Universitário têm outorgas autorizadas por unanimidade na 434ª reunião do Conselho Universitário

Foto: Júlio Minasi/Secom unB

O Conselho Universitário da UnB (Consuni), reunido na última sexta-feira (20), aprovou por aclamação a criação do programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação, da Faculdade de Ceilândia (FCE) e a outorga dos títulos de Professor Honoris Causa ao matemático Elon Lages Lima e de Mérito Universitário ao servidor da FUB Arnaldo Carlos Alves, o Pará.

Afastado de suas funções há três meses devido a problemas de saúde, Arnaldo completa, na próxima quarta-feira (1º), 35 anos de serviços prestados à UnB – sempre na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). O texto propondo a concessão do título trouxe elogios à conduta profissional do servidor, destacando, entre outros pontos, suas recusas de cessão a outros órgãos.

Relatora do processo no Conselho, a professora Márcia Abrahão, que trabalhou diretamente com Arnaldo entre 2008 e 2011, emocionou-se durante a leitura do documento. Ela considerou Pará um exemplo: “Servidor da mais elevada competência e compromisso institucional, preocupado cotidianamente com o bem-estar de sua equipe de trabalho”.

Os conselheiros elogiaram e aplaudiram a homenagem.

HONORIS CAUSA – O Consuni manifestou-se favorável também à entrega do título de Professor Honoris Causa ao matemático brasileiro Elon Lages Lima. Pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Elon Lima tem sua trajetória ligada à UnB. Foi convidado por Darcy Ribeiro em 1962 para contribuir com a criação do Departamento de Matemática e lecionou na UnB em 1964 e 1965.

Os conselheiros Roberto Ellery (FACE) e Maria Emília Telles (IE), ex-alunos de Elon Lages Lima, exaltaram a trajetória do matemático, concordando com sua indicação ao título.

VANGUARDA – A sessão contemplou também a criação do programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação, da Faculdade de Ceilândia. Único mestrado da área na região Centro-Oeste, o programa já havia sido aprovado por Capes e Cepe, recebendo licença para funcionamento.

O relatório foi ratificado por todos os membros do Consuni. O reitor Ivan Camargo parabenizou a Faculdade de Ceilândia pela conquista de seu segundo programa de pós-graduação em 8 anos de existência, considerando este um importante passo para a consolidação do campus.