CONTRA A INTOLERÂNCIA

Grupo de docentes interrompeu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nesta quinta (23), para entregar volume com informações sobre organização do ataque realizado na última semana

Vice-reitora garantiu que material será entregue às autoridades competentes. Foto: Renan Apuk/Secom UnB

Na tarde desta quinta-feira (23), um grupo de professoras da UnB adentrou o Salão de Atos da reitoria com cartazes em punho. As frases estampadas eram contra discursos de ódio e intolerância na instituição. No início, a manifestação foi silenciosa. A seguir, a presidente do Cepe, vice-reitora Sônia Báo, concedeu palavra ao movimento.

A docente da Faculdade de Educação (FE) Ana Tereza Reis cumprimentou os conselheiros e anunciou a entrega de um pacote. Segundo a professora, o conteúdo era um dossiê de mais de 800 páginas e um DVD com áudios dos organizadores do ato de violência ocorrido na última sexta-feira (17), no Instituto Central de Ciências. A caixa foi entregue nas mãos da vice-reitora.

“O que vemos neste material são registros de ataques homofóbicos, racistas, misóginos, que podem trazer consequências muito sérias para a Universidade”, afirmou Ana Tereza. “São dados concretos e muito graves, porque observamos que o ocorrido na UnB não foi uma situação localizada, mas parte de um ataque veemente a toda forma de diferença, a toda diversidade”, continuou.

Cartazes foram fixados no Salão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A representante do grupo disse ainda que o mesmo material foi entregue ao Ministério Público e pediu um posicionamento contundente da UnB no combate às ameaças.

A vice-reitora Sônia Báo garantiu às manifestantes que a documentação seria repassada aos órgãos competentes, como Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público, já acionados pela UnB para apurar detalhes sobre o incidente e seus organizadores.

Antes mesmo da chegada do grupo ao Cepe, o assunto já havia sido debatido pelos professores que compõem o Conselho. A vice-reitora informou que todas as medidas cabíveis à administração foram tomadas e que o caso está sendo acompanhado de perto.