BOAS-VINDAS

Projeto para recepção de alunos aprovados no vestibular envolve atividades ao longo de todo o semestre

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Na tarde dessa segunda-feira (11), momentos antes da divulgação do resultado do vestibular, o reitor Ivan Camargo concedeu entrevista a veículos de comunicação no Salão de Atos da Reitoria. Na ocasião, foram apresentados números da UnB e o plano de recepção aos novos calouros.

Acompanhado da decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann, e da decana de Ensino de Graduação em exercício, Nilce Santos, o gestor apresentou os resultados acadêmicos e administrativos da Universidade, presentes no Relatório Ilustrado lançado na última semana.

“As avaliações externas têm melhorado de forma contínua nos últimos anos. Estamos entre as dez melhores da América Latina e achamos que podemos ser a melhor em um curto espaço de tempo”, disse, destacando também a vitalidade da UnB em quantidade de formandos e publicações científicas.

“Vale ressaltar que conseguimos isso com rigor administrativo e orçamentário, com contas equilibradas”, acrescentou.

Nilce e Thérèse falaram sobre o projeto de recepção aos calouros e os resultados do SisUnB. Entre as vantagens verificadas pelo novo sistema, a decana de Ensino de Graduação frisou a transparência no processo seletivo, a nova chance de escolha oferecida ao jovem estudante e o melhor aproveitamento na ocupação das 4.212 vagas ofertadas.

Ao todo, o SisUnB recebeu 17.729 acessos entre os dias 8 e 9 de julho e registrou 5.628 alterações de cursos. “Sentimos consequência direta desse sistema na redução das vagas remanescentes”, avaliou Nilce. Ela acrescentou outros dados: dos 4.058 aprovados, 50% das vagas foram para egressos de escolas públicas e 5% para negros, de acordo com o sistema de cotas raciais da UnB.

Por fim, a decana apresentou o site boasvindas.unb.br, como destaque da campanha de recepção aos novos alunos. Com o tema UnB Diversa e Plural, o projeto envolve ações ao longo de todo o 2o semestre de 2016. “A grande apoteose será no dia 8 de agosto, com as aulas magnas”, concluiu.

>>> Saiba mais sobre a campanha UnB Diversa e Plural

Após a entrevista, reitor e decanas se encaminharam ao ICC Norte, onde acompanharam a divulgação do resultado do vestibular.