TRANSPARÊNCIA

Objetivo é auxiliar gestores da Universidade com informações sobre distribuição de verbas de investimento e custeio nas unidades

O Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO) lançou em sua página na internet duas novas ferramentas para monitoramento da destinação orçamentária na Universidade de Brasília: o Painel de Indicadores de Matriz de Partição UnB e o Simulador de Matriz de Partição UnB.

Ambas trazem dados referentes ao exercício de 2015 e seguem o modelo mais recente, aprovado pela Câmara de Planejamento e Orçamento (CPO), para o cálculo da matriz orçamentária da instituição.

PLATAFORMAS – A planilha Painel de Indicadores exibe informações sobre partição dos recursos nas diversas unidades acadêmicas da UnB. Ali, é possível observar o valor anual direcionado a cada instituto ou faculdade nos últimos três exercícios.

O painel mostra também os percentuais do orçamento relacionados a índices predeterminados, como a quantidade de professores, alunos e bolsas acadêmicas presentes em uma unidade.

O Simulador, por sua vez, permite a inserção de valores hipotéticos para as onze variáveis de referência utilizadas na matriz orçamentária. A partir daí, pode-se obter estimativas sobre o impacto de cada alteração sobre a fatia do orçamento global destinada à unidade, facilitando a tarefa de planejamento.

Ambos os arquivos utilizam gráficos e tabelas interativas, nas quais o usuário pode pesquisar ou simular informações apenas de unidades acadêmicas de seu interesse.

>>> Clique para acessar os links de download das novas ferramentas