ÓRGÃOS COLEGIADOS

Texto traz inovações para melhorar internacionalização e excelência na Universidade, além de dar mais autonomia às unidades acadêmicas

Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB (Cepe), reunido nessa quinta-feira (22), aprovou a proposta de nova regulamentação da pós-graduação strictu sensu da Universidade de Brasília. A atualização da norma, vigente desde 2004, começou a ganhar forma em novembro de 2015, durante o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade.

Naquela ocasião, foram conhecidas as demandas dos colegiados de pós-graduação a respeito de possíveis pontos a serem acrescentados e reformulados. Nesta quinta, a última fase antes da implantação da nova regulamentação foi concluída, com a apresentação feita pela Comissão de Sistematização do projeto.

O grupo, formado por seis docentes – representantes das Ciências Exatas, Humanas e da Vida – e três membros do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), foi responsável por transformar as ideias em uma resolução.

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, ressaltou a trabalho desenvolvido pela equipe e agradeceu a participação da comunidade na elaboração do documento.

“Em nossa primeira chamada à apresentação de propostas, 72 dos 94 programas de pós-graduação da UnB responderam. Foi uma adesão surpreendente”, declarou. “Teremos, a partir de agora, uma regulamentação moderna e que pode até mesmo influenciar outras instituições”, acrescentou.

Membro da Comissão de Sistematização, a professora Andréia Lobo, do Departamento de Antropologia (DAN), reforçou: “Um dos grandes ganhos é a ampla participação dos programas de pós-graduação, em todas as suas fases. Tivemos a preocupação de que não fosse algo pensado a partir da ótica dos coordenadores, mas de toda a comunidade da pós-graduação”.

A professora Sylvia Cyntrão, do Instituto de Letras, também fez parte da Comissão e falou sobre a importância do trabalho. “O Fórum representou um dos momentos mais felizes dos meus 20 anos de carreira como educadora, graças à atuação dinâmica de toda comunidade na apresentação de propostas”, afirmou.

“Percebemos que as grandes áreas têm problemas comuns, e agora concluímos que nossas vidas podem ser facilitadas por meio das mudanças implementadas sobre a antiga resolução, que já estava defasada”, concluiu.

Além das docentes Andréia Lobo e Sylvia Cyntrão, integraram a Comissão de Sistematização a professora Andrea Maranhão, do Instituto de Ciências Biológicas, e os professores Alex Campos, da Faculdade de Planaltina, Edgar Mamiya, da Faculdade de Tecnologia, e Marcos Prauchner, do Instituto de Química. Bergmann Morais, Jaime Santana e Sandra Luz, do DPP, completaram a equipe.

O novo formato de regulamentação da pós-graduação strictu sensu da UnB foi aprovado por maioria, com apenas uma abstenção.

Decano Jaime Santana destacou atuação da comunidade na modernização do regulamento. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

MUDANÇAS – Entre as inovações do texto, destacam-se: a inclusão da possibilidade de promoção de programas de pós-graduação internacionais, em associação com instituições congêneres; a previsão de admissão de estudantes por fluxo contínuo; a chance de que processos de seleção ocorram sem a presença de candidatos em Brasília; a participação de membros de comissão examinadora por videoconferência ou sistema similar, entre outros.

Um dos princípios norteadores da nova regulamentação foi proporcionar às unidades mais autonomia em relação ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), por meio da flexibilização de processos. Assim, alguns documentos que hoje precisam tramitar por mais tempo, passando pelo DPP, poderão ser finalizados na própria unidade.

A excelência acadêmica e a internacionalização dos programas de pós-graduação também foram elementos essenciais na elaboração do texto. A partir de agora, teses e dissertações poderão ser produzidas e apresentadas em outros idiomas, além do português, de acordo com o interesse dos programas de pós-graduação.

Representante da Biblioteca Central (BCE) no Cepe, o conselheiro Emir Suaiden comemorou a novidade e citou potenciais benefícios da mudança à Universidade de Brasília.

“No âmbito digital, se um trabalho científico está em outro idioma, seu impacto costuma ser muito maior. Em inglês, por exemplo, ele pode receber até 10 mil citações em um mês. Apresentações orais ou escritas de teses e dissertações em outros idiomas têm um impacto fundamental no caminho de internacionalização da Universidade”, destacou.

>>> Clique aqui para ver a apresentação da nova regulamentação da pós-graduação strictu sensu da UnB

>>> Acesse o parecer do Cepe sobre a proposta de regulamentação dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília