TECNOLOGIA

No ambiente virtual Serviços TIC, usuário pode solicitar e acompanhar atendimentos relacionados a suporte técnico

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Centro de Informática da UnB (CPD) lançou, na última semana, um novo sistema de software para suporte em tecnologia da informação na Universidade. A ferramenta Serviços TIC foi elaborada para gerenciar de maneira mais eficiente o catálogo de serviços disponíveis à comunidade.

De acordo com o diretor do CPD, Jorge Fernandes, atualmente, o Centro oferece mais de 150 serviços aos usuários. Muitos deles, apesar de simples e úteis, são pouco solicitados porque o público desconhece sua disponibilização, como é o caso da videoconferência.

“A ideia é facilitar o pedido do usuário e fazer com que a comunidade tenha ciência do que oferecemos”, diz.

O Serviços TIC, que opera sobre a plataforma Citsmart, vem para substituir o endereço atendimento.unb.br, cujo software é o GLPI, utilizado há anos na Universidade.

Por enquanto, a mudança vale apenas para serviços relacionados à tecnologia da informação. A solicitação e o acompanhamento de pedidos sobre telefonia, pontos de rede e infraestrutura continuam sendo feitos no sistema antigo.

“O Serviços TIC esteve em testes no DAF e no DPO por seis meses e os resultados foram satisfatórios. Agora vamos apresentar o recurso à Prefeitura do Campus (PRC). Acreditamos que a migração para esse formato possa trazer melhorias para a gestão”, diz o diretor do CPD.

Entre as vantagens oferecidas pelo Serviços TIC estão um painel com destaque às demandas mais frequentes, logo na página inicial do site, e também a diminuição do tempo de resposta às solicitações.

“O novo sistema dá agilidade à formulação do pedido por parte do usuário e permite que a equipe de atendimento desenvolva um padrão de trabalho para resolver demandas semelhantes. Assim, nossa expectativa é ver a quantidade de reclamações reduzidas”, explica Jorge Fernandes.

Usuários de todos os campi podem acessar a plataforma. Os dados fornecidos para login devem ser os mesmos do e-mail institucional.

Acesse: www.servicostic.unb.br