INTERNACIONALIZAÇÃO

Em viagem à França, Ivan Camargo visitou escolas de engenharia e se reuniu com embaixador brasileiro

No início de outubro, o reitor Ivan Camargo viajou à França. Ali, visitou as instalações da Universidade de Grenoble, mais especificamente do Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (Grenoble INP), onde realizou mestrado e doutorado, na década de 1980.

O INP é um sistema tecnológico composto por seis escolas de engenharia.

Durante a viagem, Ivan Camargo e o diretor da Faculdade de Tecnologia, Antônio César Brasil, conheceram o novo laboratório da Escola Nacional Superior de Energia, Água e Meio-Ambiente (ENSE³), um dos principais centros do Instituto.

Ivan camargo e Brigitte Plateau firmam parceria entre UnB e Grenoble INP. Foto: Groupe Grenoble INP

Em encontro com a administradora geral do Grenoble INP, Brigitte Plateau, o reitor da UnB assinou um acordo de cooperação entre as instituições acadêmicas.

“Trata-se de um termo amplo de parceria. Permite que acordos minuciosos sejam estabelecidos futuramente, envolvendo o intercâmbio de alunos e outras trocas”, disse Camargo.

SUSTENTABILIDADE – Ao longo da visita, o reitor se impressionou com uma nova instalação da Universidade de Grenoble.

O prédio, com capacidade para 1.200 pessoas, entre estudantes e pesquisadores, é conceitualmente voltado à sustentabilidade: possui painéis solares, utilização de energias renováveis e aproveitamento de frio e calor.

“O curioso é que nesse prédio há apenas oito vagas para automóveis, sendo que quatro delas são reservadas a deficientes físicos”, frisou. “No começo, foi uma decisão polêmica, criticada pela comunidade acadêmica, mas hoje, um ano depois, eles consideram que não poderia ter havido decisão mais acertada”, comentou.

PARIS – Após Grenoble, os representantes da UnB foram até Paris, onde viram o laboratório da CentraleSupélec, outra das principais escolas de engenharia da França. Na oportunidade, eles assistiram a apresentações de projetos e conversaram com o coordenador da escola, Raul De Lacerda, sobre possíveis parcerias.

Para concluir a viagem, Camargo e Brasil encontraram-se com o embaixador brasileiro na França, Paulo César de Oliveira Campos. O tema principal da reunião esteve relacionado à Casa do Brasil na França (Maison Du Bresil), organismo de apoio e moradia a estudantes e pesquisadores brasileiros, instalado na cidade universitária de Paris.