ADMINISTRAÇÃO

Autorizações estão suspensas até que o Conselho Universitário volte a discutir o assunto

A Reitoria da Universidade de Brasília assinou, nesta terça-feira (6), ato que suspende as autorizações para a realização de confraternizações e eventos com bebidas alcoólicas e quaisquer festas nos campi da instituição.

A medida veio após reuniões da administração superior com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de centros acadêmicos, e com diretores de institutos e faculdades. Em pauta, estava o crime ocorrido no estacionamento da Faculdade de Direito (FD) no último dia 2 de novembro.

“Os envolvidos não eram estudantes da Universidade, mas isso não nos exime da responsabilidade em relação a essa tragédia”, disse a reitora Márcia Abrahão. A administração da Universidade vai abrir uma sindicância interna para identificar as falhas que ocorreram no caso.

“Não podemos nos esquecer que o campus Darcy Ribeiro é integrado à Asa Norte, então, a violência da sociedade se reflete aqui também”, acrescentou Márcia, durante a reunião com os diretores das unidades.

Renan Rafael da Silva, 19 anos, foi morto a tiros na madrugada da última sexta-feira, após uma confraternização na FD. O evento tinha a autorização da direção da unidade e marcava o encerramento da XXII Semana Jurídica, organizada pelo Centro Acadêmico de Direito. Após o fim da atividade, pessoas permaneceram no estacionamento, sem que houvesse autorização para isso.

REGRAS A realização de confraternizações nos campi da UnB obedece a uma resolução do Conselho Universitário (Consuni), aprovada em 2012. O documento elenca os princípios da convivência universitária e estipula regras para eventos que não façam parte da rotina acadêmica ou administrativa.

Em todos os casos, é necessária autorização do diretor da respectiva unidade e da Prefeitura do Campus, bem como a observância quanto ao horário (de forma a não haver prejuízo a atividades letivas) e à proibição de fumar e de vender bebida alcoólica. De acordo com a norma, a consumo de álcool pode ocorrer desde que isso esteja expresso na autorização.

Com o ato publicado nesta terça pela Reitoria, a autorização para festas em geral e para confraternizações e eventos em que haja bebida alcoólica está suspensa, até que o Consuni volte a discutir a questão.

COLABORAÇÃO A reitora frisou que o momento exige comprometimento de toda comunidade acadêmica, não apenas dos gestores. “Sabemos o quanto é importante que os estudantes façam suas confraternizações, mas, neste momento, precisamos da colaboração de todos”, disse.

Márcia também pediu que os diretores ajam a partir do momento em que tomarem conhecimento sobre a divulgação de festas não autorizadas. “Isso é difícil e impopular, mas precisamos atuar juntos”, argumentou.

Os diretores defenderam a revisão da resolução do Consuni e a aplicação de punições de forma mais célere aos envolvidos em eventos não autorizados. “Estamos no limite, e o limite exige medidas drásticas”, defendeu a diretora do Instituto de Física, Maria de Fátima Makiuchi.