SUSTENTABILIDADE

Parceria é válida por quatro anos. Meta é utilizar conhecimento produzido na Universidade em políticas de planejamento territorial do DF

Secretário-adjunto da Casa Civil do DF, Fabio Pereira, vice-reitor Enrique Huelva e secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira, reuniram-se no Salão de Atos para assinar o acordo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Um dos papéis da Universidade é responder questões da sociedade com base em pesquisas científicas. Nesta terça-feira (27), UnB e Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Distrito Federal firmaram acordo pautado no cumprimento desta missão.

Válida por quatro anos, a parceria envolve três objetivos específicos: compartilhamento continuado de dados espaciais e informações; fortalecimento das ações governamentais de planejamento e gestão e das pesquisas com foco no impacto ambiental nos territórios; e desenvolvimento de metodologia para ciclo de avaliação das políticas públicas ambientais e territoriais.

Participaram da mesa principal do evento o vice-reitor no exercício da Reitoria, Enrique Huelva, o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira, e o secretário-adjunto da Casa Civil do DF, Fabio Pereira. Representando o Instituto de Geociências (IG), unidade acadêmica envolvida no acordo, os professores Henrique Llacer Roig e José Eloi Guimarães Campos, diretor do IG, também estiveram presentes.

Para Huelva, o acordo reforça a atuação da UnB no planejamento e governança da região. “A Universidade de Brasília é o principal centro de produção científica acadêmica do Distrito Federal e está entre os principais no país. Este é um marco fundamental para ação da instituição na formulação de políticas públicas baseadas em ciência e tecnologia.”

Felipe Ferreira destacou que a cooperação contribui não apenas para o desenvolvimento da ação do Estado como também para a iniciativa privada, com impacto na economia do DF. “A autorização de uso do território é uma das etapas para o estabelecimento de empresas na região”, mencionou.

Subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Sema, Maria Rossi apresentou o SISDIA aos presentes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Lançado no mesmo dia da assinatura, o Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA) será um instrumento utilizado na consolidação dos dados levantados.

A proposta é estabelecer cooperação para compartilhamento e intercâmbio de dados georreferenciados, de modo a produzir informações que subsidiem ações de gestão e políticas públicas no âmbito do planejamento territorial do DF.

“Poderemos avaliar a eficiência e eficácia das ações, além de melhorar o manejo de recursos”, apontou a subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Sema, Maria Rossi, durante apresentação do SISDIA.