Administração reitera compromisso com a preservação do emprego e da renda dos trabalhadores

À comunidade universitária,

A Administração Superior da UnB está acompanhando com cautela o caso dos trabalhadores da empresa Servite e esclarece ser falsa a informação de que houve demissões. Na última quinta-feira, 13 de agosto, houve reunião entre representantes da Universidade e da empresa, na qual foram pactuados compromissos.

Ficou acordado que a UnB prosseguirá analisando de forma célere o pedido de reequilíbrio econômico financeiro feito pela Servite. Todos os esforços serão empreendidos para considerar os custos adicionais decorrentes do afastamento de trabalhadores que se enquadram nos grupos de risco da covid-19.

A empresa, por sua vez, se comprometeu a cancelar os avisos prévios entregues aos funcionários e preservar todos os empregos, caso o reequilíbrio seja concedido de forma compatível aos custos relatados.

É lamentável que, no contexto de uma emergência em saúde, com graves consequências sociais e econômicas, pessoas alimentem a internet com a divulgação de notícias falsas e/ou descontextualizadas. Tal prática, além de antiética, demonstra profunda falta de empatia com os trabalhadores.

Aproveitamos a oportunidade para nos solidarizar com os funcionários e reiterar o compromisso com a busca da preservação do emprego e da renda. A Universidade também seguirá firme no enfrentamento da pandemia, em todos os níveis.

Maria Emília Walter
Reitora em exercício