Márcia Abrahão faz avaliação das três semanas de ambientação à nova realidade e deseja à comunidade um bom semestre letivo

Queridas(os) docentes, técnicas(os) e estudantes,

Espero que estejam bem – com saúde e, apesar do momento dramático desta pandemia, com vontade e disposição para continuar colaborando, ensinando e aprendendo. Para viver a Universidade de Brasília, mesmo que a distância.

Concluídas as três semanas de ambientação, o calendário acadêmico deste ano segue dentro das condições impostas pela situação de emergência em saúde causada pela covid-19. Estudantes, docentes e técnicos se adaptaram conforme as necessidades de seus institutos e faculdades, seus cursos e disciplinas. Ouço muitos relatos que atestam: a UnB está no caminho correto para oferecer um bom primeiro semestre. Nossa comunidade tem sido exemplar, em termos técnicos, acadêmicos e de solidariedade, em fazer com que as aulas remotas estejam transcorrendo da melhor forma possível.

O processo de retomada das atividades de ensino, previsto por resolução amplamente debatida no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), apresenta números interessantes. Por serem eminentemente práticas, 385 disciplinas foram canceladas. Mas a grande maioria (3.530) foi mantida. O Aprender 3, principal plataforma de ensino e aprendizagem on-line utilizada pela UnB, possui 56.600 usuários cadastrados. O número de usuários únicos variou entre 18 mil e 20 mil ao dia.

Estudantes que buscaram apoio para a conectividade receberam auxílios e máquinas emprestadas ou doadas. Após o sucesso do primeiro edital de inclusão digital, lançado em julho, outros dois editais complementares foram publicados pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). No total, foram concedidos até agora 3.641 benefícios, entre computadores e internet, tendo sido investidos aproximadamente R$ 3 milhões, de recursos próprios da UnB. Os conselheiros do Cepe, ao analisar essas primeiras semanas, avaliaram de modo bastante positivo a retomada.

O sucesso das ações de apoio pode ser atribuído à constituição de comissão composta por estudantes da assistência estudantil e membros da Administração Superior. E pelo trabalho incansável das equipes dos decanatos envolvidos – além do DAC, os decanatos de Administração (DAF) e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). Não posso deixar de agradecer às unidades acadêmicas que emprestaram equipamentos e aos que doaram computadores para nossos estudantes. Muito obrigada.

No que depender da Administração Superior, vamos continuar atentos às necessidades da comunidade universitária, sempre em diálogo com estudantes, técnicos e docentes. Sabemos que este é um momento atípico, que impõe uma série de adaptações didático-pedagógicas. Com a colaboração de todos, queremos tornar serenos e cheios de sabedoria os próximos meses.

Um maravilhoso semestre para a Universidade.
Um excelente encontro on-line com nossas salas de aula.
Recebam meu abraço.