Queridas(os) colegas docentes,

Movidos pelas comemorações do centenário do patrono da educação, Paulo Freire, tema da nossa Semana Universitária deste ano, dedicamos-lhes um trecho da “Carta de Paulo Freire aos Professores”:

“A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes.”

Com essas palavras, gostaríamos de exaltar e reconhecer o esforço empreendido pelos quase 3 mil docentes da Universidade de Brasília (UnB), que têm se desdobrado ainda mais para aprender a ensinar com a chegada da pandemia de covid-19 no Brasil. Nos últimos 19 meses, o nosso trabalho extrapolou as salas de aula e os laboratórios, entramos nas casas dos estudantes e eles em nossas casas.  Agora, em nossas turmas circulam filhos, netos e animais de estimação. Podemos dizer que criamos intimidade.

Criamos intimidade com as tecnologias também. Nos alfabetizamos e aprendemos a lidar com as diferentes ferramentas para oferecer um ensino remoto dinâmico. Passamos por aprendizados valiosos que certamente serão relevantes, mesmo quando as nossas atividades retornarem ao modelo presencial.

Além da docência, as professoras e os professores da UnB continuaram fazendo pesquisa, extensão e gestão com enorme paixão. Também atuaram na linha de frente do combate à pandemia, tanto no Hospital Universitário, como em diversos projetos de pesquisa e extensão, mesmo com redução do financiamento à educação e à ciência no nosso país.

Nesses meses tristes de pandemia, nós perdemos familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Ainda assim, ligamos as câmeras e entregamos mais que conteúdo. Oferecemos afeto. Nos orgulhamos em acompanhar a cooperação e o diálogo entre docentes e estudantes, aprendizes e ensinantes, que moldam a construção do conhecimento na UnB.

Sentimos falta dos sorrisos nos encontros pelos campi da Universidade. Permanecemos confiantes que em breve estaremos juntos e comemoraremos o Dia dos professores (as) com os abraços que ainda não pudemos dar.

Agradecemos em nome da UnB. Feliz dia das(os) professoras(es)!

Um abraço!

Profa. Márcia Abrahão Moura