Chegamos ao fim de mais um ano em que a Universidade de Brasília cumpriu a sua missão. Fizemos ensino, pesquisa e extensão com excelência e compromisso social. Estamos enfrentando um momento dramático em decorrência da pandemia, mas a nossa comunidade tem demonstrado enorme solidariedade e união para ultrapassar mais esse desafio. Além da atuação permanente no combate à covid-19, os nossos técnicos, docentes, pesquisadores, trabalhadores terceirizados e estudantes foram persistentes e comprometidos com as atividades acadêmicas e administrativas. Nós sabemos que a Universidade não parou em nenhum momento.

Foi um ano desafiador. Estamos de luto pelas nossas perdas. As perspectivas de futuro, conduzidas pela ciência, nos trazem mais esperança para o próximo ano. Agora, a vacinação em todo o Brasil caminha com bastante adesão. Um reflexo disso é a nossa comunidade acadêmica mais de 90% vacinada com as duas doses. Vimos o número de mortes e internações diminuir e pudemos planejar o retorno gradual e seguro das atividades presenciais. Encerramos o ano podendo olhar nos olhos dos nossos amigos e colegas de trabalho. É motivo de alegria.

Entraremos em 2022, ano em que a UnB vira uma sessentona, com cerca de 15% de disciplinas presenciais nos campi. A Comissão UnB 60 anos prepara uma série de ações comemorativas. Receberemos a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e a nossa Semana Universitária está sendo organizada com muito carinho.

Graças ao empenho de cada um e de cada uma, a UnB seguirá atuante como sempre, necessária como nunca!

Vamos continuar guiados pela ciência e preservando vidas. Agradecemos o compromisso de todos.

Boas festas e um ótimo Ano Novo!

Um abraço,

Márcia Abrahão Moura