CONSTERNAÇÃO

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do professor emérito Hugo Rodas, um dos mais renomados diretores de teatro do Brasil. O professor morreu aos 82 anos nesta quarta-feira (13), em decorrência de um câncer.

Hugo Rodas nasceu no Uruguai e chegou a Brasília em 1975. Ingressou na UnB em 1989 como professor visitante, recebeu o título de Notório Saber em Artes Cênicas, em 1998, e o título de Professor Emérito, em 2014. “Jamais em minha vida sonhei com isso. Foi uma surpresa fantástica. Acho impressionante que seja dado esse título a uma pessoa na minha condição, de artista”, disse, no dia da cerimônia, organizada de forma original, criativa e irreverente, como ele.

Hugo Rodas atuou como diretor, ator, coreógrafo, figurinista, bailarino. Era um artista completo. Foi reconhecido pelo Governo do Distrito Federal com honrarias de Comendador, Oficial da Ordem do Mérito Cultural de Brasília e Cidadão Honorário de Brasília.

Nos últimos meses, atuou com destaque na Comissão UnB 60 Anos, que prepara as atividades do aniversário da Universidade para todo o ano de 2022. “A UnB precisa estar na rua, precisa abraçar Brasília”, instigava os participantes, nas reuniões preparatórias. Ele pretendia realizar uma performance com trecho da peça Saltimbancos, com o grupo ATA - Agrupação Teatral Amacaca, criado por ele em 2009.

Que todos nós encontremos conforto neste momento difícil. A genialidade, a audácia e a criatividade de Hugo Rodas permanecerão vivas na história da UnB.

Vice-reitor