Às mães da comunidade da UnB,

Neste 8 de maio, Dia das Mães, prestamos nossa homenagem a todas as mulheres da nossa comunidade acadêmica que se dedicam à criação e formação de seus filhos e suas filhas.

A Universidade de Brasília tem desenvolvido diversas ações que visam a permanência de mulheres mães na instituição, com qualidade. Estamos procurando proporcionar condições mais equânimes para nossas docentes, servidoras e técnicas.  Sabemos que ainda há muito a ser feito na sociedade brasileira e na nossa universidade.

O Programa Auxílio-Creche, criado em 2017, foi ampliado agora. O auxílio financeiro no valor de R$ 485 é destinado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que residam com crianças de até cinco anos de idade. Acabamos com a proibição de que estudantes gestantes continuassem morando na Casa do Estudante Universitário (CEU).

Uma novidade que já começou a se concretizar é a instalação de 30 fraldários em toda a Universidade de Brasília. São 21 no campus Darcy Ribeiro e três em cada um dos outros campi. Estarão todos em funcionamento até o final deste mês.

Em 2020, aprovamos uma Resolução que acrescenta 12 meses ao período que abarca a produção científica de professoras para comprovar desempenho acadêmico em avaliação de credenciamento ou recredenciamento no corpo docente de programas de pós-graduação.

Também em 2020, estabelecemos outra Resolução que assegura direitos às estudantes de pós-graduação em licença-maternidade, concedendo até duas modalidades de ocorrências acadêmicas: o Trancamento Geral de Matrícula por Maternidade, com o qual a estudante, em vez de se afastar das atividades apenas durante os quatros meses legalmente previstos, poderá trancar o semestre em vigência; e a extensão adicional do prazo máximo de permanência, de seis para 12 meses.

Para além dessas ações, foi proposta pela Diretoria da Diversidade uma Resolução que dispõe sobre a Política de Enfrentamento à Violência de Gênero contra as Mulheres na UnB. Entre os temas dispostos no documento, temos: a necessidade de garantir à pessoa gestante ações e medidas que assegurem sua integridade física, moral e psicológica e garantir também à lactante o direito à livre amamentação, sem quaisquer tipos de constrangimentos, em todos os espaços da UnB. A proposta será discutida em breve na recém-criada Câmara de Direitos Humanos.

Temos ainda a alegria de ter iniciado a construção da tão sonhada creche dentro da UnB, que irá ajudar a diminuir o déficit de vagas na educação infantil do Distrito Federal e, consequentemente, permitirá que mais mães possam se dedicar às atividades de estudo e trabalho.

Todos esses projetos, dos quais temos muito orgulho, configuram grande passo para o acolhimento das técnicas, estudantes e docentes que se tornam mães, lançando um olhar muito mais humano para as mulheres e seus bebês e crianças.

Assim, com muita alegria, desejamos a todas um feliz Dia das Mães!

Vice-reitor