A Universidade de Brasília (UnB) lamenta profundamente a morte do professor emérito Antônio Augusto Cançado Trindade, ocorrida no domingo (29). O velório acontece nesta segunda-feira (30), das 13h30 às 15h30, na Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Cançado Trindade graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Obteve os títulos de mestre e de doutor em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge. Em 1978, começou sua trajetória de professor de Direito Internacional na UnB.

Principal nome brasileiro na prática e doutrina do Direito Internacional, o magistrado recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFMG em 2018 e, no ano passado, foi indicado para receber a honraria pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Era membro das academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas.

Cançado Trindade tinha uma visão universalista e humanista do Direito Internacional e defendia a construção de um mundo com paz e mais justiça, legado que sempre fez questão de transmitir aos seus alunos. Na UnB, foi um dos fundadores do Instituto de Relações Internacionais (Irel), onde atuou nos últimos anos de docência, sendo decisivo para a formação de uma qualificada geração de professores e pesquisadores.

Reconhecido internacionalmente pela atuação incansável em defesa dos direitos humanos, o professor foi membro, desde 2009, da Corte Internacional de Justiça (Tribunal Internacional de Haia), principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). Antes, foi juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, entre 1994 e 2008, ocupando o cargo de presidente da Corte entre 1999 e 2004.

Acumulou no extenso currículo também as seguintes atividades: professor do Instituto Rio Branco; de cursos de Direito Internacional, organizados pela Comissão Jurídica Interamericana da OEA; professor no Instituto de Direito Internacional Público e Relações Internacionais de Salônica, na Grécia; Professor Visitante na Universidade de Los Andes (Mérida/Venezuela), no Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris-II, na Universidade de Ferrara (Itália), na Universidade de Lisboa, na Universidade de Columbia (Nova Iorque) e na Faculdade de Direito da Universidade Tulane (Nova Orleans); conferencista em instituições, nacionais e internacionais, voltadas para o Direito; juiz, vice-presidente e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos; consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; presidente honorário do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.

O legado de Cançado Trindade é eterno para o país. A UnB presta seu respeito e sua solidariedade à família, aos amigos e aos colegas que tiveram a honra de conviver e aprender com a sua gentil e generosa atuação intelectual.

Vice-reitor