Após dois anos extremamente desafiadores, poderemos finalmente retomar de modo integralmente presencial as atividades acadêmicas no semestre que se inicia nesta segunda semana de junho. Nos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), saudamos esse momento histórico com alegria e responsabilidade.

Esta volta vinha sendo realizada de maneira gradual. Em abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução para que façamos o primeiro semestre letivo de 2022 com a presença de todos os estudantes e professores nas salas, nos laboratórios, nos auditórios dos nossos quatro campi.

Nossa Universidade precisou restringir a circulação de pessoas para garantir a segurança de todos. Agora, com praticamente toda a nossa comunidade vacinada, chegou a tão esperada hora do reencontro com a nossa querida Universidade. A UnB está preparada para recebê-los em paz e com segurança.

É hora de retomar ou começar a plenitude da vida acadêmica após a experiência desafiadora do ensino remoto. Para isso, lançamos mão de documentos orientadores, como protocolos de biossegurança, e adquirimos equipamentos de proteção coletiva e individual, preparando nossos prédios para o retorno.

Desde o princípio, priorizamos salvar vidas. Continuaremos assim. Voltemos ao convívio com atenção e zelo ao próximo. O uso de máscaras adequadas, principalmente em ambientes fechados, a vacinação e o distanciamento social continuam sendo nossos grandes aliados para assegurar a saúde de toda a comunidade, interna e externa. A vacinação completa contra a covid-19 nos protege e também aqueles a quem queremos bem.

Somos uma instituição educadora, comprometida com a qualidade acadêmica e a inclusão. Para ser cada vez mais uma universidade promotora da saúde, reforçamos nossas campanhas de conscientização sobre as formas de prevenir e combater a pandemia. Vamos estimular nossa comunidade para que a UnB continue sendo exemplo entre as universidades, no DF e no Brasil.

Sim, os últimos dois anos foram dificílimos, de muita dor. O luto por aqueles que se foram ainda está no horizonte. Mas agora, felizmente, podemos brilhar os olhos pelo tão esperado reencontro com nossa Universidade e tudo o que ela representa. A UnB estará novamente preenchida de burburinho e afeto.

Para viabilizar este retorno, uma equipe incansável não mediu esforços para conduzir os debates, as decisões e as ações sobre a retomada das atividades presenciais, sempre com muito zelo e afinco. É graças ao empenho de cada um – técnicos, docentes, estudantes e terceirizados – que a UnB celebra esta vitória.

Nossa resistência, no momento em que vemos a relevância da Universidade ser atacada por inadmissíveis cortes orçamentários impostos pelo governo federal, segue com toda a força. Não vamos parar de trabalhar com cuidado e compromisso com a ciência e a verdade. Este ambiente plural de intercâmbio de conhecimento nos pertence, ontem, agora e sempre.

Ao longo de seis décadas, a UnB se fez necessária e atuante. Permanecerá assim em nome da sociedade que a sustenta e valoriza, em nome de todos os milhares de estudantes que aqui estão e por aqui passaram, em nome de todos os admiráveis servidores da educação pública brasileira que engrandecem o cotidiano da Universidade.

Sejam bem-vindos e bem-vindas de volta! Tenham um ótimo semestre!

Recebam o nosso caloroso abraço,

Vice-reitor