A Universidade de Brasília (UnB) esclarece que a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, disciplina sobre as condições a serem observadas quando do retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Faz parte de uma série de Instruções Normativas publicadas pelo Ministério da Economia desde março de 2020.

Na UnB, o planejamento e a coordenação das ações de retomada são realizados, desde maio de 2020, pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar), presidido pelo vice-reitor, professor Enrique Huelva. O Ccar formulou o Plano Geral de Retomada das Atividades, que prevê a ampliação gradual da presencialidade em etapas. O documento é atualizado sempre que necessário para garantir a execução segura das atividades da instituição.

O Plano incorpora informações do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB e de todas as áreas acadêmicas e administrativas, abarcando as especificidades de cada área para que o retorno ocorra de forma planejada e preservando a saúde de todos.

Atualmente, estamos na etapa 1 do Plano de Retomada. Nesta etapa, há um criterioso planejamento e a execução de ações de preparação dos campi para a etapa 2, que amplia a presencialidade. Além disso, as atividades administrativas essenciais são realizadas presencialmente e as demais, de forma remota. Algumas atividades acadêmicas práticas já estão ocorrendo de forma presencial, obedecendo à Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) Nº 0052/2021.

Em relação às demais atividades acadêmicas, em 30 de setembro, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) apresentou ao Cepe uma minuta de Resolução para um eventual avanço para a etapa 2 no semestre 2º/2021, que terá início em 17/01/2022. A minuta está sendo discutida nas unidades acadêmicas. Caberá ao Cepe a decisão sobre o formato do próximo semestre.

A deliberação sobre o avanço da presencialidade nas atividades administrativas será feita pelo Conselho de Administração (CAD) em data oportuna. Tanto a decisão do Cepe quanto a do CAD serão tomadas com absoluta transparência, considerando-se, ainda, a evolução da pandemia e da vacinação no Distrito Federal.

A UnB reitera o compromisso com a ciência. O retorno ao trabalho presencial continuará sendo gradual e seguro, em diálogo permanente com a comunidade universitária.

Vice-reitor