Caros(as) docentes, técnicos(as) e estudantes,

De forma gradual e segura, a Universidade de Brasília (UnB) retorna ao trabalho presencial neste 7 de dezembro de 2021. Durante um ano e oito meses, nossos quatro campi e as demais unidades da UnB, como a Fazenda Água Limpa e a Casa de Cultura da América Latina, restringiram a circulação de pessoas para que pudéssemos nos juntar à luta contra a covid-19. Não foi fácil. Não tem sido fácil. O futuro espera de nós muita coragem e que sejamos generosos.

Os serviços essenciais da Universidade foram mantidos e muitos continuaram a trabalhar presencialmente, por exemplo, em laboratórios que desenvolvem projetos relacionados à pandemia e no Hospital Universitário. Agora, com parcela significativa da população vacinada, chegou a hora de retomar as atividades presenciais, em paz, aos poucos e com segurança. Temos documentos com protocolos de biossegurança. Nossos espaços físicos estão devidamente sinalizados.

O retorno tem como base a Resolução do Conselho de Administração (CAD) 051/2021, concebida a partir da orientação da Instrução Normativa 90, do Ministério da Economia, e circular do Ministério da Educação enviada às instituições federais de ensino superior.

A volta está, também, em consonância com a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) 123/2021, que estabeleceu que as atividades acadêmicas do semestre 2/2021, previsto para começar em 17 de janeiro, ocorrerão de acordo com a Etapa 2 do Plano Geral de Retomada das Atividades da Universidade de Brasília. Assim, a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas permanece de forma remota.

Em tempos muito difíceis, queremos compartilhar esta pequena alegria do reencontro com a nossa querida Universidade, sua gente diversa, suas salas, corredores e prédios, seus jardins. Sobretudo, vamos saudar o calor humano, com o devido distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel. O momento ainda pede muita cautela para que possamos voltar presencialmente às atividades administrativas, ao ensino, à pesquisa e à extensão, de forma segura. Para que possamos olhar a felicidade diretamente nos olhos.

Sim, permanece a dor dos que partiram. E a solidariedade se manifesta sobretudo no cuidado com o outro, na certeza de que a vacina é nosso melhor escudo, feito de afeto e força. Sim, ainda há uma sensação de impotência pairando no ar. Mas a ciência e a verdade nos têm auxiliado a seguir em frente certos do caminho que a universidade pública escolheu.

Desde o princípio, priorizamos salvar vidas. Continuaremos nessa toada. Voltemos ao convívio, portanto, com a atenção direcionada ao comum, ao que nos faz uma comunidade universitária linda, ao que nos transforma cotidianamente para melhor, sem perder a graça de viver, de sorrir, de gostar.

Bom trabalho. Vamos em frente.

Márcia Abrahão Moura

Vice-Reitor