O uso de banheiros pela população, conforme o sexo de nascimento ou identidade de gênero, diz respeito a direitos fundamentais definidos pela Constituição Federal brasileira: “o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. A discussão é complexa e está paralisada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Não cabe à Universidade de Brasília (UnB) legislar sobre o assunto. Neste contexto, a Câmara de Direitos Humanos aprovou a criação de banheiros neutros, sendo que dois já estão em uso, e a Secretaria de Direitos Humanos trabalha em campanhas educativas.

A Universidade de Brasília repudia qualquer tipo de violência, discriminação e reafirma o seu compromisso com a promoção dos direitos humanos.