Querida comunidade acadêmica,

É com muita alegria que celebramos o aniversário de 61 anos da Universidade de Brasília, neste 21 de abril. Temos orgulho de ser uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país e da América Latina. Em nossa história, formamos mais de 170 mil profissionais altamente qualificados em todas as áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do país e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Sonhada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB traz a inovação em seu DNA. Uma Universidade rebelde, interdisciplinar e criativa – espaço de formação integral voltado para ajudar a solucionar os problemas sociais e econômicos do Brasil. Queremos aproveitar esses novos ares que simbolizam um momento histórico do país. E fazer a vontade dos nossos fundadores que está refletida em nossa campanha institucional: Futuro é agora.

Depois de resistir à ditadura militar e aos recentes ataques à nossa imagem, à ciência e ao nosso orçamento, nos mantemos firmes e prontos para fazer o futuro agora. Estamos motivados para contribuir para a reconstrução do Brasil, que voltou a valorizar e respeitar a educação e a ciência. A UnB está comprometida em fazer o melhor no presente e contribuir para as principais questões do nosso tempo. Agendas como as mudanças climáticas, o acesso às tecnologias, a inteligência artificial, a justiça social, a fome, a democracia e a violência contra as mulheres estão na ordem do dia.

Sempre nos destacamos pela postura crítica e comprometida com os valores democráticos e com a luta contra a opressão, a desigualdade e a exclusão social. Estivemos engajados em debates e mobilizações importantes na sociedade brasileira, como o movimento estudantil de 1968, a luta pelos direitos dos povos indígenas e das populações quilombolas e nosso pioneirismo nas cotas, além de termos sido palco de importantes seminários e eventos que contribuíram para a construção do pensamento crítico e da cultura científica no país.

Este ano, a UnB aprovou três importantes iniciativas de promoção dos direitos humanos: a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão; a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências; e a Política de Assistência Estudantil (Paes). São ações que buscam democratizar o acesso e a formação de qualidade dos nossos estudantes, além de garantir a permanência de estudantes, técnicas(os) e docentes com equidade. Um presente para a comunidade da UnB.

Outras conquistas de grande relevância foram o grande salto de qualidade que demos na pós-graduação no quadriênio 2017-2020, conforme avaliação divulgada recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a nossa volta à nota máxima, 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). Esse resultado reflete a dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica e o sucesso do intenso trabalho realizado nos últimos anos, mesmo em situações adversas para a educação e a ciência no nosso país.

Mais uma boa notícia: equiparamos as bolsas acadêmicas pagas pela UnB aos novos valores praticados pela Capes e o CNPq. Assim, as bolsas de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica,de extensão passaram para R$ 700. E ainda reajustamos as bolsas de monitoria e de tutoria.

Na UnB, o futuro sempre foi feito no agora. Continuaremos a manter vivo o pensamento inovador e crítico de Darcy Ribeiro.

Parabéns, UnB, pelos seus 61 anos de uma intensa história, repleta de muita resistência e muitas realizações.

Vice-Reitor