Em defesa dos salários dos servidores e servidoras da Universidade de Brasília (UnB), a reitora Márcia Abrahão foi recebida, em agendas emergenciais, pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. As reuniões ocorreram nesta terça-feira (30), no final da manhã, na sede da Advocacia-Geral da União, e no STF, no início da noite.

Estiveram presentes aos encontros a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o chefe de gabinete da reitora, Paulo César Marques, e o procurador-federal junto à UnB, Tiago Coutinho. A diretora da Faculdade de Direito da UnB, Daniela Marques, participou da reunião com o ministro Gilmar Mendes.

A reitora explicou as graves consequências que a retirada da URP terá na vida dos quase 5 mil servidores ativos e aposentados e suas famílias. Informou, ainda, que o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), que representa os servidores técnicos administrativos, entrará com recurso no Supremo Tribunal Federal. Nos encontros, as autoridades se mostraram sensíveis ao problema.

A Administração Superior da UnB tem esperança de superar essa situação tão dramática. Desde novembro de 2016, quando assumiu a Reitoria, a gestão superior tem atuado incansavelmente e em várias frentes em defesa dessa parcela fundamental da remuneração dos servidores da UnB.

Neste momento tão crucial e desafiador, é ainda mais fundamental continuarmos unidos e defendendo as nossas conquistas, juntamente com os sindicatos, por meio de diálogo permanente, transparência e compromisso de todas as partes.

Vice-reitor