Ao chegar ao fim de 2023, ano da esperança de calmaria, temos a sensação de missão muito bem cumprida. A Universidade de Brasília acertou o calendário pós-pandemia e parte rumo a 2024 com outros e novos desafios. Antes de tudo e sempre, vamos continuar a fazer ensino, pesquisa e extensão de excelência, a partir de incontornável compromisso social.

Foram meses vividos de maneira intensa. Lutamos de todas as formas pela manutenção da URP e pela recomposição do nosso orçamento. Comemoramos 61 anos com alegria; os campi de Ceilândia e Gama completaram 15 anos, e Planaltina, 17. Estabelecemos os caminhos para participar do Programa de Gestão e Desempenho. Concluímos e iniciamos obras, fizemos uma extraordinária Semana Universitária, recebemos aqui um prêmio Nobel, acolhemos reitores do Grupo Tordesilhas e muito, muito mais.

Felizmente, com a nova administração na Esplanada dos Ministérios, os ataques à existência da universidade pública diminuíram de intensidade, permitindo que nos preocupássemos com questões de fato relevantes – nossa missão acadêmica e direitos humanos, por exemplo.

Os excelentes resultados da avaliação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação pelo MEC, passando pelo recredenciamento institucional no ensino a distância com nota máxima, além das colocações nos rankings nacionais e internacionais, que colocam a UnB entre as melhores do país e da América Latina, ressaltam o incansável trabalho de técnicos, docentes, estudantes e trabalhadores terceirizados.

No que esteve ao alcance das atribuições acadêmicas e administrativas, fizemos o futuro agora. Terminamos o ano com um convite para pessoas com 60 anos ou mais começarem ou retomarem os estudos em algum curso de graduação. Agradecemos o comprometimento de todos por uma universidade cada vez mais inclusiva e aberta às interações com a realidade da sociedade brasiliense e brasileira.

O ano que se aproxima não será menos desafiador para a sobrevivência plena da instituição. Neste momento, a previsão orçamentária está longe de padrões que permitam uma gestão sem sobressaltos. Não iremos sossegar enquanto a Universidade não dispuser dos recursos necessários para oferecer ensino superior, extensão e pesquisa científica de qualidade, garantindo a necessária permanência e sucesso acadêmico das(os) nossas(os) estudantes.

A Reitoria da Universidade de Brasília está comprometida em fazer de 2024 o tempo presente da melhor educação presencial e a distância, em ambiente seguro, democrático, saudável e sorridente.

Um ótimo Ano Novo!

Vice-reitor