À comunidade acadêmica,

Na noite desta sexta-feira (9), a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva estiveram no campus Darcy Ribeiro para avaliar os impactos nos edifícios da Universidade de Brasília das intensas chuvas que atingiram o Distrito Federal. Acompanharam a vistoria o prefeito dos campi, Valdeci Reis, e o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, além de parte das equipes dessas áreas.

As já conhecidas deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografia da região, propiciaram o alagamento de parte do subsolo da parte central do Instituto de Ciências Central (ICC centro) e do auditório do departamento de Engenharia Florestal.

O Instituto de Física (IF), em particular, foi notadamente a unidade mais prejudicada, com danos significativos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário. O diretor do IF, Olavo Filho, juntamente com a comunidade de docentes, técnicas, técnicos e estudantes se mobilizaram prontamente para tentar recuperar o máximo possível.

É importante ressaltar que, em resposta a evento similar ocorrido em 2019, apesar das graves dificuldades orçamentárias, a Universidade de Brasília executou obras de contenção abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC, edificação com mais de 50 anos.

A Administração Superior expressa seu pesar pelas perdas registradas. Estamos acompanhando de perto a situação do Instituto e de outras áreas afetadas, disponibilizando suporte para mitigar os impactos da maneira mais rápida e permanente possível.

Seguimos solidários atuando firmemente para recuperar os danos e continuar as ações de melhoria das condições de infraestrutura de nossa Universidade.

Vice-Reitor