À Comunidade Acadêmica,

Em continuidade ao compromisso da Administração Superior da UnB com a transparência, a democracia e o diálogo, informamos que estamos acompanhando de perto as justas reivindicações dos servidores técnico-administrativos em educação e dos docentes junto ao governo federal.

A UnB respeita e valoriza seus professores, servidores técnicos e trabalhadores terceirizados, cuja dedicação, ao lado dos estudantes, é fundamental para que a instituição mantenha a sua excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, pautados pelo compromisso social.

Os servidores técnico-administrativos estão em greve desde o dia 11 de março, e os docentes começam nesta segunda-feira (15). A greve é um direito constitucional garantido aos trabalhadores, cabendo democraticamente aos sindicatos e a cada servidora e a cada servidor decidir sobre a sua participação.

O semestre letivo não foi suspenso e nem cancelado. Após o término da greve e se for necessário, eventual alteração do calendário acadêmico será objeto de deliberação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), nos termos do Regimento Geral da UnB.

A Administração da UnB tem mantido reuniões semanais com o comando de greve dos servidores técnicos para acompanhar os desdobramentos e definir, em consenso, os serviços essenciais. Entre esses serviços, foram definidos como essenciais: funcionamento da comissão do PGD; pagamentos (incluindo folha de pagamento, bolsas, benefícios e auxílios, e repasses às empresas prestadoras de serviços, dentre outros inadiáveis); segurança patrimonial; laboratórios de pesquisa que tratem de alimentação e o bem-estar de animais, plantas e culturas, e manutenção de criogenia; arrecadação de receita da Universidade; continuidade dos programas de assistência estudantil e demais processos seletivos iniciados antes do início da greve, incluindo a conclusão do registro de novos(as) alunos(as) de pós-graduação; atendimentos psicológicos críticos em acompanhamento no CAEP e DASU; manutenção elétrica, hidráulica e estrutural de caráter emergencial; e suporte aos discentes PcD.

A lista de serviços essenciais acima é exemplificativa, sujeita a revisão periódica.

A reunião com o comando de greve dos docentes deverá acontecer nesta semana.

Em caso de dúvidas sobre a essencialidade de alguma atividade em determinado setor, entre em contato com o comando de greve dos servidores técnicos-administrativos pelo endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> e/ou ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) pelo endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>. Para tirar dúvidas a respeito da greve dos docentes, entre em contato com a Associação dos Decentes da Universidade de Brasília pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e a democracia, buscando sempre o interesse coletivo e o fortalecimento de nossa instituição.

Vice-Reitor