À comunidade da Universidade de Brasília,
A Universidade de Brasília (UnB) lamenta a morte do professor emérito Isaac Roitman. Referência na ciência e na educação, Isaac Roitman dedicou sua vida à pesquisa, à formação de novas gerações e à construção de políticas públicas para o avanço do conhecimento no Brasil.
Nascido em Santos (SP), em 1939, Isaac Roitman ingressou na UnB em 1972, como professor adjunto visitante. Em 1974 tornou-se professor titular, atuando na consolidação da pesquisa e da pós-graduação na instituição. Foi fundador e diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e um dos criadores do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros/CEAM), além de decano de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador de diversas iniciativas acadêmicas e institucionais. Sua atuação foi decisiva para o fortalecimento da iniciação científica e do pensamento estratégico sobre o futuro da educação.
Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Isaac Roitman obteve doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorados em renomadas instituições internacionais, como Haskins Laboratories/Pace University (EUA), Hadassah Medical School da Hebrew University (Israel), University of Kent at Canterbury (Reino Unido) e University of Sussex (Reino Unido), consolidando uma sólida carreira científica.
Na pesquisa, destacou-se nos estudos sobre a fisiologia de microrganismos, especialmente protozoários tripanosomatídeos. Publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos indexados, editou livros e contribuiu com capítulos em diversas obras. Também se dedicou à formação de novos pesquisadores, tendo orientado dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Além da UnB, o professor atuou em diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Foi um dos criadores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), membro da Academia Brasileira de Ciências, pesquisador emérito do CNPq e um dos coordenadores do Movimento 2022-2030 – O Brasil e o Mundo que Queremos. Além disso, recebeu reconhecimentos importantes, como a Medalha Nacional do Mérito Científico.
A UnB manifesta sua solidariedade à família, amigos e toda a comunidade acadêmica neste momento de luto.
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-Reitor