À Comunidade da Universidade de Brasília,

A respeito das ações para prevenção e cuidados resultantes da doença monkeypox (popularmente conhecida como varíola dos macacos), a Universidade de Brasília (UnB) informa que segue as orientações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (www.saude.df.gov.br/monkeypox) e ressalta que todas as unidades de saúde do DF estão preparadas para acolher pessoas com suspeita de contaminação pelo vírus da varíola símia (monkeypox – MPX).

A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.

O período de incubação da MPX é em média de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 dias, durante o qual não há transmissão.  O período de transmissão da MPX ocorre desde o início dos sintomas até a cicatrização das crostas, que é o estágio final das lesões cutâneas. Uma pessoa assintomática (durante o período de incubação ou após a cicatrização das crostas) não transmite a doença.

Apesar da baixa letalidade da doença, medidas de prevenção devem ser observadas, tais como: evitar contato próximo, pele a pele, com pessoas que tenham algum tipo de erupção cutânea; evitar o contato com objetos e materiais de pessoa com suspeita ou doença diagnosticada; lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool 70%; e utilizar máscara.

Casos suspeitos devem permanecer afastados de suas atividades e seguir rigorosamente as orientações dadas pela Secretaria de Saúde do DF. A orientação para as pessoas da comunidade que estiveram em contato próximo com alguém que possa ter a doença é ficarem atentas ao aparecimento de sintomas como febre, mal-estar ou qualquer lesão dermatológica. Na ausência de sintomas, as atividades continuam normalmente.

A Administração Superior da UnB ressalta que não está autorizada a suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas em decorrência da monkeypox.

A Universidade de Brasília permanece atenta a todos os desdobramentos relativos a este assunto e reitera seu compromisso com a saúde dos servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados, com diálogo e transparência.

Vice-reitor