Aos gestores de Unidades Acadêmicas e Administrativas e à comunidade acadêmica,

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu no final da manhã de hoje (16) recursos financeiros no valor de R$ 8,5 milhões. Com esse montante, o Decanato de Administração (DAF) pagará todas as contas do mês de novembro que estavam atrasadas, tais como auxílios para estudantes e pesquisadores, empresas de limpeza, segurança, manutenção, motoristas, Restaurante Universitário, água, luz e demais despesas.

Ressalta-se que o pagamento das despesas de dezembro ainda dependerá da liberação de financeiro pelo governo federal.

No final da tarde de hoje, os R$ 17 milhões que estavam bloqueados do orçamento da UnB foram liberados para a Universidade realizar empenhos de despesas discricionárias, a exemplo de aquisição de equipamentos e realização de contratos, dando andamento a centenas de processos que não puderam ser efetivados durante o período em que os créditos estavam bloqueados.

Informamos, ainda, que o prazo para empenho foi ampliado para 31 de dezembro de 2022, com a publicação da portaria ME nº 10.683.

A UnB e as demais universidades federais já iniciaram 2022 com orçamento irrisório para realizar ensino, pesquisa e extensão que a sociedade precisa e merece. Lembramos, ainda, que a Universidade de Brasília sofreu um corte em junho deste ano no valor de R$ 18 milhões, equivalentes a 7,2% do orçamento. Esse dinheiro nunca foi devolvido.

Vice-reitor