À comunidade acadêmica,
Neste 28 de outubro, Dia da Servidora e do Servidor Público, orgulhosamente celebramos docentes e técnicos/as-administrativos/as que compõem o quadro da Universidade de Brasília e todas as pessoas que atuam nas instituições federais de ensino superior país afora.
No dia a dia da nossa Universidade, servidoras e servidores desempenham papel fundamental na construção do conhecimento e na formação de cidadãos prontos para enfrentar os desafios da sociedade brasileira e contribuir para a transformação social.
Comemorar a data de hoje é reconhecer também que temos muito a avançar, na remuneração das categorias, na manutenção de benefícios, no progresso em direção a carreiras mais bem estruturadas, no aprimoramento dos espaços de trabalho, na valorização da ciência e das nossas universidades federais.
Nos últimos anos, com bastante compromisso e disposição, lutamos para garantir a democracia na Universidade e para o reconhecimento do nosso lugar de destaque vital na ampla promoção da justiça social e na construção de uma sociedade mais igualitária. Precisamos também reconhecer as lutas e as conquistas dos que nos antecederam.
Ações concretas para todos os segmentos nos último oitos anos nos permitem comemorar a convivência nos campi e nos espaços que alcançamos para além das nossas fronteiras: a manutenção da URP, a instituição da Políticas de Direitos Humanos, a implementação do Programa de Gestão e Desempenho, a jornada flexibilizada, a possibilidade de progressão funcional múltipla, a ampliação de cursos de pós-graduação para técnicas e técnicos, o acesso democrático a recursos para pesquisa e publicação, entre outras.
Assim, parabenizamos servidores e servidoras e fazemos uma convocação para que se mantenham firmes na defesa da educação pública e da ciência tratadas com ética e zelo republicano.
A Universidade de Brasília tem longa história de excelência com forte compromisso social, combates a inverdades e a tentativas de fazê-la sair do rumo traçado em sua fundação. A participação daqueles que vivem de corpo e alma o cotidiano da instituição sempre foi essencial.
E assim será.
Sigamos, com dedicação e felicidade.
Márcia Abrahão
Reitora
Enrique Huelva
Vice-Reitor