À comunidade universitária,

 

A Universidade de Brasília lamenta profundamente o episódio ocorrido na manhã desta sexta-feira (19), quando um servidor da Diretoria de Segurança agrediu uma mulher em situação de rua em frente ao Restaurante Universitário (RU). A UnB repudia veementemente qualquer forma de violência. Nossa instituição tem, entre seus pilares, a defesa intransigente dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana, da inclusão e da justiça social.

 

Assim que tomaram ciência do fato, a reitora e o vice-reitor reuniram-se com o diretor de Segurança e o prefeito-adjunto do Campus, uma vez que a ação não foi previamente comunicada nem tinha autorização da Administração Superior. Imediatamente, foi solicitada a instrução de processo administrativo para apuração disciplinar, inclusive com previsão de medidas cautelares cabíveis. A Universidade também prestará assistência à vítima, dentro de suas atribuições, e colaborará com as autoridades competentes na apuração. 

 

Para que episódios inaceitáveis como este não se repitam, a Administração reforça a obrigatoriedade do cumprimento integral do Manual de Procedimentos de Segurança por todos os agentes da área. O documento orienta a atuação com urbanidade, respeito, paciência, responsabilidade e zelo pela integridade das pessoas. A UnB ampliará as ações de capacitação da equipe de segurança, de modo a fortalecer uma cultura institucional pautada pelo acolhimento e pelo respeito.

 

A Universidade de Brasília reafirma, por fim, seu compromisso com a convivência democrática e a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todas e todos.

 

Rozana Reigota Naves
Reitora

 

Márcio Muniz de Farias
Vice-reitor