À comunidade acadêmica,
Neste 15 de outubro, a Universidade de Brasília saúda aqueles que são alicerce e horizonte: nossas professoras e nossos professores.
Na UnB, o ato de ensinar ultrapassa o gesto de transmitir conhecimento. Aqui, ensinar é formar pensamento crítico, é despertar perguntas que ainda não têm resposta, é fazer da universidade um espaço vivo, onde ensino, pesquisa, extensão e inovação se entrelaçam em práticas transformadoras.
Cada sala de aula, cada laboratório, cada projeto de extensão ou de inovação carrega a marca da dedicação intelectual de docentes que não apenas dominam seus campos de saber, mas também assumem, com coragem e sensibilidade, o compromisso de construir um país mais justo, plural e democrático.
Em tempos de profundos desafios à educação pública, reconhecer o trabalho docente é também reafirmar o valor da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Na UnB, isso significa reconhecer professoras e professores como agentes da ciência, da cultura, da inclusão e da liberdade.
Nosso reconhecimento, portanto, não se veste de lugar-comum, mas de respeito e de admiração profunda. A cada docente da Universidade de Brasília, nossa homenagem, nossa confiança e nossa parceria no projeto permanente de imaginar e construir futuros possíveis.
Feliz Dia dos Professores!
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-reitor