Querida comunidade da Universidade de Brasília,
Ao concluirmos nosso primeiro ano de gestão, queremos compartilhar com vocês uma síntese do caminho já percorrido e, sobretudo, reafirmar o compromisso que orienta cada decisão que tomamos, consolidando iniciativas voltadas à inovação, à formação qualificada e à inclusão. Trabalhamos para fortalecer uma Universidade que valoriza o conhecimento, amplia direitos e se conecta, com responsabilidade pública, às demandas do país.
Nesse período, ampliamos espaços de participação acadêmica e avançamos em projetos estratégicos que expandem o impacto social da UnB, conectando nossos laboratórios, grupos de estudo e ações de ensino e extensão. Criamos o Laboratório Multiusuário Institucional de Inteligência Artificial e Supercomputação, elevando a capacidade de pesquisa e inovação tecnológica. Desenvolvemos ações no campo da justiça socioambiental, articulando nossa Pré-COP30 aos fóruns de participação social do Governo Federal. Aderimos ao Pacto Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e fomos indicados, ao lado da Universidade de Oxford e da Universidade de Buenos Aires, a representação compartilhada de instituições acadêmicas nesse coletivo.
A UnB se afirmou, ao longo deste ano, como instituição que dialoga, acolhe e enfrenta desafios complexos com serenidade e planejamento. Nomeamos o Comitê UnB de Enfrentamento à Desinformação e nos engajamos em ações fundamentais para a defesa do ambiente democrático. Em parceria com as entidades representativas de técnicas, técnicos e docentes, avançamos na construção da mesa de negociação sobre a URP e nas discussões sobre assédio. Com o segmento estudantil, estruturamos frentes de diálogo sobre o restaurante universitário e sobre práticas de convivência e socialização no cotidiano acadêmico.
Os resultados alcançados refletem o trabalho conjunto de docentes, técnicas e técnicos, estudantes e trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, cuja dedicação sustenta a vitalidade intelectual e social da Universidade. Avançamos na atualização do Regimento Disciplinar Discente, substituindo norma datada de 1975; regulamentamos as cotas trans; e os registros históricos dos processos de ingresso dos últimos vinte anos permitiram análise consistente para o retorno ao SISU como processo seletivo suplementar. Estamos discutindo a implementação das cotas para concursos docentes, conforme a nova legislação. Realizamos concurso para 273 vagas de técnico-administrativos, dos quais mais de 100 já foram nomeados.
Entramos no próximo ciclo com o propósito de fortalecer a UnB em todas as suas dimensões: como espaço de formação crítica, de pesquisa de excelência, de atuação territorial e de inovação criativa. Seguiremos ampliando parcerias, dialogando com diferentes setores da sociedade e qualificando os ambientes de ensino, pesquisa e trabalho. Nosso compromisso é conduzir a Universidade com visão estratégica e responsabilidade pública, reafirmando seu papel essencial na construção de caminhos para o país.
Agradecemos profundamente a confiança e a parceria de toda a comunidade universitária. É com esse compromisso coletivo que seguimos adiante, certos de que a UnB continuará contribuindo, de maneira decisiva, para o futuro que desejamos construir.
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-reitor