Queridas(os) colegas docentes,

Comemoramos mais um 15 de outubro em um momento desafiador. Os docentes brasileiros têm sido profundamente atacados, justamente por quem deveria nos valorizar e defender. Todo o aparato científico do Brasil e as universidades públicas federais brasileiras estão sendo asfixiados por cortes orçamentários sistemáticos e por tentativas de desacreditar a importância da ciência. Ainda assim, nós resistimos.

No momento mais dramático da pandemia de covid-19, nos desdobramos para salvar vidas e para não deixar nenhum estudante para trás. Usamos nossas casas para ensinar, reinventamos o ensino e os eventos acadêmicos. Nós resistimos quando voltamos a ocupar as salas de aulas, os auditórios e os laboratórios. Nós resistimos quando tiramos dúvidas dos nossos estudantes, quando fazemos a nossa pesquisa, fundamental para o país, e quando dedicamos horas para a extensão.

Por isso, hoje é dia de comemorar e agradecer aos quase 3 mil professores e professoras da Universidade de Brasília. Agradecemos o compromisso que vocês têm com a universidade pública brasileira e com os ideais de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, nesses 60 anos desde a fundação da UnB.  Pela responsabilidade que cada um e cada uma de nós carrega com afinco: garantir uma UnB de excelência, democrática, inclusiva e rebelde.

Neste ano especialmente difícil, a confiança, a parceria e o cuidado que vocês tiveram foram essenciais para garantir o nosso retorno seguro ao convívio presencial.

Sentimos um enorme orgulho de nossos brilhantes educadores e educadoras que fazem a Universidade ser reconhecida e respeitada na comunidade científica nacional e internacional. Profissionais que têm consciência do papel imprescindível que exercem para o futuro dos nossos jovens e do nosso país. A UnB conta com vocês para continuar atuante como sempre e necessária como nunca!

Que vocês continuem a inspirar mentes, a formar cidadãos conscientes e a contribuir para resolver os problemas que afligem a nossa sociedade. Sabemos que esse ofício, imbuído de compromisso social, é capaz de mudar realidades.

Com esperança em dias melhores para a nossa educação e para o país, recebam a nossa admiração e o nosso afeto.

Feliz dia da professora! Feliz dia do professor!

Vice-reitor