Começamos nesta semana mais um semestre letivo na Universidade de Brasília, o segundo de 2022. Será mais um semestre desafiador, que exigirá de nós união e esforço excepcionais. Iremos até fevereiro, com um pequeno intervalo para festejarmos Natal e Ano Novo. É o último ajuste que precisamos fazer para acertar nosso calendário, após as adaptações necessárias impostas pela pandemia de covid-19.

Para as calouras e os calouros que chegam neste momento pouco usual, a UnB está de braços abertos. Para nós que já estamos aqui, a chegada dos novos estudantes é sempre muito emocionante e estimulante. Podem ter certeza de que a energia da renovação contamina professores, técnicos e veteranos. A UnB existe para que vocês a ocupem com muita força de vontade e desejo de aprender e de trocar experiências. Preparamos os nossos campi para recebê-los com qualidade e afeto.

Tanto os que chegam como os que estão mais próximos de se formar enfrentam desafios. A universidade pública federal tem vivido sob constantes ameaças, com reiterados cortes no orçamento, que pretendem colocar o ensino superior gratuito em segundo plano, e ataques à nossa existência. Temos respondido com o que nos cabe: as verdades da ciência espelhadas em ensino, pesquisa e extensão de excelência e com compromisso social.

No contexto de redução orçamentária, a Universidade busca, por exemplo, manter a assistência estudantil e os valores destinados para nossas atividades-fim. Para nossa felicidade, temos conseguido melhores posições em rankings nacionais e internacionais que avaliam as instituições universitárias públicas e privadas. As ótimas notas dos cursos da UnB no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e na recente avaliação dos programas de pós-graduação também indicam que estamos conseguindo responder muito bem à missão delegada pela sociedade brasileira.

E estamos nos preparando para os próximos anos a partir da elaboração de um detalhado Plano de Desenvolvimento Institucional. Contamos com a comunidade universitária para pensar as melhores estratégias e ações para continuarmos a oferecer educação com a qualidade que a sociedade brasileira exige e merece.

O começo deste semestre atípico pede ainda mais disposição de todos nós. As boas novas hão de vir para que a esperança se renove e tenhamos uma virada definitiva para a normalidade. No que a reitoria puder fazer para seguirmos em frente primavera e verão adentro, contem conosco.

Que calouras e calouros aproveitem ao máximo a experiência dos anos vindouros, no Plano Piloto, em Planaltina, na Ceilândia, no Gama, nos hospitais universitário e veterinário, na Fazenda Água Limpa, nos polos de extensão e onde mais houver o pulso do rigor e da alegria da UnB.

Que veteranas e veteranos acolham em harmonia e paz os novos estudantes e sigam em frente sua vida universitária em salas, laboratórios, auditórios, anfiteatros, campos, palcos e onde mais houver o coração da ciência, do conhecimento, da verdade, da solidariedade.

E que sigamos com coragem e ousadia inspiradas em nossos fundadores para fazer o futuro no agora.

Bem-vindas, bem-vindos!

Um grande abraço,