Queridas(os) colegas servidoras(es),

Passada a experiência mais difícil da pandemia, podemos voltar a comemorar o Dia do(a) Servidor(a) Público(a) com mais alívio e esperança. É tempo de manifestar nosso apreço pela democracia, na esteira da defesa da universidade e da educação pública em todos os níveis.

A Universidade de Brasília comemora 60 anos de uma existência traçada na história pelo trabalho cotidiano de servidoras e servidores que constroem o cotidiano da oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, seja qual for o cenário.

Lutamos – técnicas, técnicos e docentes– diariamente para cumprir a missão institucional que nos foi dada pela sociedade brasileira. Seguimos de cabeça em pé mesmo diante de ameaças e ataques, mesmo diante de cortes orçamentários injustificáveis.

Estamos comprometidos com a excelência do trabalho em prol do ensino superior gratuito, tarefa sempre reconhecida pela sociedade do Distrito Federal e de todo o país. Os rankings nacionais e internacionais avaliam nosso desempenho em consonância com o esforço dos servidores públicos que fazem esta UnB plena e diversa.

Já dissemos em outras ocasiões que, juntos, temos força para construir uma instituição melhor a cada dia. Se os caminhos dos últimos anos têm sido tomados de percalços, estamos respondendo com a responsabilidade da nossa função.

Vamos seguir em frente, de olho no futuro mais radiante que se anuncia. A Universidade permanecerá "atuante como sempre, necessária como nunca", como diz seu slogan de aniversário. A UnB é a sua história de luta e autonomia. A UnB é enorme.

Nesta última quarta-feira, numa festa maravilhosa, entregamos muitos troféus Prata, Ouro e Diamante para os servidores e servidoras com mais de 25, 40 e 45 anos de casa. Uma felicidade imensa atestar tantos anos de empenho e dedicação, com resultados excelentes e inclusivos.

No Dia do(a) Servidor(a) Público(a), parabenizamos e abraçamos todos os colegas de trabalho e de vida: habilidade, capacidade, comprometimento. Que os próximos anos sejam de paz e harmonia. Sendo um país que acredita na verdade, o Brasil se faz nação no desenvolvimento diário da consciência, do conhecimento, da ciência. Sigamos altivos na construção e constituição democrática da cidadania.