A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) lamenta a morte da professora emérita Maria Stela Grossi Porto, neste domingo (8). O velório está marcado para ocorrer na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, nesta segunda-feira (9), das 13h às 15h. Desde 2011, a docente atua no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UnB como professora titular, sendo emérita em 2017. “A professora Stela deixa um legado importantíssimo para a Universidade e para a Sociologia. Sempre atuante, ela participou de diversas iniciativas, principalmente em relação ao combate à violência. Com certeza, é uma perda muito grande”, lamenta a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Graduada em Sociologia pela UnB, em 1976, Maria Stela Grossi fez mestrado e doutorado em Sociologia, na Université de Montréal. Em Paris, na França, a acadêmica se tornou pós-doutora pelo Centre d'Études de la Vie Politique Française. A socióloga foi presidente, entre 2003 e 2005, e vice-presidente, entre 2001 e 2003, da Sociedade Brasileira de Sociologia.

O diretor do ICS, Arthur Costa e Stela foram parceiros em, ao menos, nove publicações. “Ela foi uma intelectual, cuja obra influenciou gerações de sociólogos(as). Suas pesquisas sobre representações sociais da violência têm sido base para formulação de políticas públicas, sobretudo no campo da formação policial. Stela foi uma professora querida pelos(as) alunos(as) e pelos colegas. Deixará muitas saudades. Para mim, fica a imagem de uma colega acolhedora e generosa”, ressalta o professor.

ATUAÇÃO – Stela esteve à frente da coordenação do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis) da Universidade de Brasília até 2017. Durante os anos, a pesquisadora participou do Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para as áreas de Sociologia, do Comitê Institucional de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a área de Sociologia, da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entre outras instituições nacionais e internacionais.

Um dos trabalhos de grande relevância de Stela foi como pesquisadora 1A do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em "Violência, Cidadania e Segurança" desde a criação do Diretório de Pesquisa do CNPq. A intelectual também era integrante e coordenadora para a região do Distrito Federal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia "Violência, Democracia e Segurança Cidadã", do CNPq.

Stela atuou principalmente nas áreas de teoria sociológica, violência, conflito e segurança. Os trabalhos no campo da sociologia da violência têm maior enfoque na análise das representações sociais da violência, no Distrito Federal e das organizações policias e a relação com a sociedade.

A pesquisadora também colaborou em revistas científicas da UnB e de outras universidades do país ao longo da carreira. Entre os destaques, a Revista Brasileira de Segurança Pública, publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Vice-Reitor