A Administração Superior da Universidade de Brasília (UnB) e o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) se reuniram nesta quinta-feira (25), no Auditório da Reitoria, com a presença da assessoria jurídica do Sintfub e de servidores técnico-administrativos, além de representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnb) e de sua assessoria jurídica e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

No encontro, o escritório jurídico que assessora o Sintfub prestou esclarecimentos sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de cassar a liminar MS 28819/DF, que garante o pagamento da URP aos servidores e servidoras técnicos-administrativos da ativa e aposentados da UnB.

A gravidade da situação e a necessidade de união de todos os membros da comunidade universitária na busca da construção conjunta de soluções para esse momento tão difícil foram destacadas pelos presentes. A URP representa parcela significativa da remuneração de nossos servidores e a decisão traz profundo impacto à nossa comunidade e às nossas famílias.

A Administração informou que, desde que assumiu a Reitoria da UnB, em novembro de 2016, tem atuado incessantemente em defesa da URP junto às instâncias competentes de todos os poderes.

Como encaminhamento, ficou decidido pelo estado permanente de reunião do grupo de trabalho, que já trata da URP na instituição, formado por membros da Administração, do Sintfub, da ADUnB e da Associação dos aposentados da Fundação Universidade de Brasília (AposFub), com o assessoramento das equipes jurídicas. Os membros da comunidade serão devidamente comunicados das ações, pelas entidades envolvidas.

Apontou-se, ainda, a necessidade de se buscar apoio político da bancada parlamentar do Distrito Federal no Congresso Nacional e a realização, com a máxima urgência, de reuniões com interlocutores diversos,  já formalmente solicitadas pela reitoria.

A Administração reforça a necessidade de união de todas e todos, em defesa dessa pauta comum e tão importante para nossa comunidade. Continuaremos juntos atuando em favor da melhoria das condições remuneratórias dos servidores e das servidoras da Universidade, comprometidos com a qualidade e a excelência da oferta do ensino público, da pesquisa e da extensão.