Caras(os) docentes, estudantes e técnicas(os),

Com nosso calendário acadêmico prestes a encerrar os ajustes necessários decorrentes da pandemia de covid-19, chegamos ao fim do primeiro semestre de 2023. Aos poucos, vamos também nos adaptando aos novos tempos que nos cercam. Estamos de volta à trilha da verdade da ciência e da importância do conhecimento.

As instituições federais públicas de ensino superior recuperaram a devida e merecida atenção, em claro contraste com os anos recentes, marcados por ataques ideológicos e cortes orçamentários bastante reais. O novo momento da educação em nosso país se reflete na Universidade de Brasília (UnB). Cheios de satisfação e imensa alegria, celebramos nossas conquistas, nos mantendo entre as melhores universidades federais do país.

Atingimos, por exemplo, conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), a nota máxima. E, na última avaliação divulgada pela Capes, a UnB somou seis programas de pós-graduação com nota 7; dez com nota 6; e 32 com nota 5. O resultado reflete o comprometimento de nossa comunidade acadêmica com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Com muito orgulho, vimos o nosso Programa de Iniciação Científica (ProIC) registrar recordes de inscritos: 1.905 projetos, 1.204 orientadores e 3.332 estudantes. Foi o maior processo seletivo da história do ProIC. Outra notícia que recebemos com alegria foi o aumento e a ampliação das bolsas de pesquisas anunciados pelo governo federal. Fizemos o mesmo na UnB e ainda fizemos o mesmo com as bolsas de graduação e de extensão. O reajuste beneficia mais de 2 mil estudantes da Universidade.

Há mais a recordar de bom no semestre que passou. Comemoramos um ano da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Foram 680 acolhimentos nesse período, um avanço na busca de ferramentas para garantir o bem-estar dos nossos estudantes.

Além disso, a aprovação da Política de Assistência Estudantil da UnB e o reajuste de 7,5% no auxílio socioeconômico foram passos significativos para garantir o acesso e a permanência digna de nossos alunos.

Mais recentemente, a UnB teve a honra de sediar o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), momento de união e fortalecimento do engajamento estudantil em prol de uma educação transformadora.

Não menos importante foi a celebração dos 20 anos das cotas raciais no acesso à UnB. Para comemorar esse marco histórico de promoção de diversidade e igualdade em nosso ambiente acadêmico, tivemos um mês de intensas atividades, coroadas por uma linda cerimônia do Auditório da ADUnB.

Vamos continuar a luta para permitir a permanência dos estudantes no ensino superior público gratuito e para dar as melhores condições de trabalho a técnicos e docentes. A parceria pela manutenção da URP é prova de que, juntas e juntos, podemos ainda mais.

Assim, ao final de mais um semestre, reafirmamos nosso compromisso com a excelência acadêmica e a inclusão cada vez mais ampla. A contribuição de cada membro de nossa comunidade é muito importante para fazer da educação a chave para um futuro mais democrático e justo.

Em clima de reconstrução, união e esperança, agradecemos a toda a comunidade por sua dedicação. A todas e todos, bom descanso entre os semestres.

No final de agosto, as aulas estão de volta, para continuarmos a fazer o futuro hoje e agora. Para sempre.

Abraços,

Vice-reitor