É com profundo pesar que a Universidade de Brasília (UnB) lamenta a morte do professor e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Carlos Moreira Alves. Natural de Taubaté (SP), Moreira Alves nos deixou aos 90 anos, encerrando uma vida de dedicação ao ensino, à pesquisa jurídica e à construção do conhecimento.

Docente da UnB durante 30 anos, Moreira Alves recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 2010. Ele demonstrou sempre um compromisso inabalável com a excelência acadêmica e o aprimoramento constante do direito, o professor deixa um legado notável. Sua contribuição para a formação de inúmeras gerações de juristas é incalculável.

Graduado em Direito em 1955 pela Universidade do Brasil e doutor em Seção de Direito Privado, Moreira Alves conquistou uma carreira sólida, sendo um dos mais respeitados juristas do país. Sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), entre 1975 e 2003, foi marcada pela ética, pela integridade e pelo compromisso com a Justiça.

Na presidência da corte, desempenhou um papel fundamental na história do Brasil ao declarar instalada a Assembleia Nacional Constituinte em 1º de fevereiro de 1987. Um gesto histórico, que representa um grande marco na democracia brasileira. Moreira Alves também foi membro da comissão encarregada de elaborar o Anteprojeto do Código Civil Brasileiro.

Com uma vasta produção intelectual, composta por livros de direito e artigos publicados em revistas especializadas, Moreira Alves enriqueceu o debate jurídico. E suas obras continuam a inspirar e orientar estudantes e profissionais do Direito.

Neste momento de luto, em nome de toda a comunidade da UnB, prestamos as sinceras condolências à família, aos amigos e aos colegas do professor Moreira Alves. Que a memória do nosso querido docente seja celebrada com respeito e gratidão.

Vice-reitor