Queridas(os) colegas docentes,

Neste 15 de outubro, parabenizamos professoras e professores pela dedicação à causa da educação na Universidade de Brasília.

Ser docente em nosso país é desafio constante, de barreiras e prazeres. Ao mesmo tempo em que lutamos cotidianamente contra dificuldades impostas ao exercício pleno da profissão, somos sempre agraciados com resultados que transformam a sociedade brasileira.

A UnB se orgulha de seus docentes, tão mestres e doutores quanto aprendizes de todos os saberes. A UnB parabeniza seus docentes das mais diversas áreas, dos mais amplos campos de atuação, das mais distintas vocações.

Somos uma das maiores universidades públicas do Brasil e da América Latina. E parte expressiva desse desempenho se faz em salas de aula, laboratórios, auditórios, anfiteatros e nos espaços de interação com a comunidade brasiliense e brasileira.

Após uma Semana Universitária extremamente exitosa, com participação intensa da comunidade, chegamos à metade do semestre acadêmico. Vamos com muita energia e de fôlego renovado rumo à conclusão de nossas atividades até o final do ano, para regularizarmos nosso calendário e continuarmos vencendo os desafios impostos pela pandemia da covid-19.

O momento pede paz entre os povos. O momento pede que sejamos generosos no uso do conhecimento para fazer do presente um lugar de reflexão em nome da tolerância, da harmonia, do amor. O momento exige ação efetiva para que deixemos no passado a herança perversa dos que tanto maltrataram a educação, a ciência e a democracia do nosso país nos últimos anos.

Nós, professores(as) e pesquisadores(as), temos responsabilidades éticas, políticas e profissionais. Em nossa atividade docente, não importa o contexto em que estivermos, impõe-se o dever de caminharmos juntos, sem qualquer tipo de violência.

Queremos cidadãs e cidadãos preparados, comprometidos com o desenvolvimento progressivo e permanente de sociedades justas, democráticas e igualitárias.

O Dia do(a) Professor(a) é o dia da reinvenção de uma profissão extraordinária, que agrega excelência acadêmica com inclusão e pluralidade. É dia de rendermos homenagem ao que nos torna cada vez mais solidários e humanos.

Nosso muito obrigada por compartilharem esta jornada de ensino e aprendizagem com servidoras e servidores técnicos-administrativos e estudantes na Universidade de Brasília. Futuro é agora!

Vice-reitor