À comunidade da Universidade de Brasília,
Encerramos hoje dois mandatos à frente da Universidade de Brasília, após termos sido eleitos em primeiro turno. Foram oito anos de muito trabalho e muitas recompensas. Nesta reta final, são diversos os sentimentos.
Primeiro, a sensação de dever cumprido, ainda mais dentro das condições apresentadas de novembro de 2016 a novembro de 2024. Houve governo contrário à existência da universidade pública brasileira, pandemia, cortes expressivos no nosso orçamento. Fizemos o nosso melhor, de alma e corpo.
Resistimos porque sempre estivemos conscientes da importância da educação para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de segurar o tranco dos ataques, partimos para a defesa do modo como nos cabe. Apoiamos pesquisa, ensino, extensão e inovação, com qualidade e alegria.
A UnB manteve-se erguida e conquistou lugares ainda mais altos em rankings nacionais e internacionais. Sim, estivemos preocupados com avaliação institucional, porque isso nos premiou com recursos para investir no que é mais importante: a formação dos/as nossos/as estudantes.
A Reitoria da Universidade de Brasília foi a nossa coisa pública, a nossa casa pública nestes últimos anos – manhãs, tardes e noites. E valeu muito a pena ter investido tantas horas, tantos dias, tantos meses nesse aprendizado permanente que é a gestão pública neste país.
Um sentimento que nos enche o coração é ver a Universidade tomada por pessoas das mais diversas origens, dos lugares próximos e distantes, de diferentes saberes e cores, de múltiplas opções identitárias, de pontos de vista estranhos e familiares, de infinitas perspectivas.
Enfrentamos grandes desafios que impactaram profundamente nossas rotinas e exigiram coragem, resiliência e criatividade de toda a comunidade. Concluímos obras, erguemos prédios, reformamos espaços. Estruturamos um sistema de segurança integrado, investimos em energia sustentável.
Avançamos e inovamos em formas democráticas de acesso ao ensino superior. Aplicamos bastante energia numa ampla política de direitos humanos, modelo para todo o país. Fortalecemos a formação de nossos técnicos/as. Implementamos sistemas que evitaram um colapso tecnológico e trouxeram a UnB para o presente. Simplificamos processos internos e em conexão com a sociedade.
Enfrentamos notícias fantasiosas, que lamentavelmente ainda tentam distorcer nossas realizações e querem comprometer nosso legado. A comunidade universitária, contudo, reconhece os avanços e não quer passos em falso. As decisões dos colegiados da UnB, debatidas com absoluta transparência, mostram o caminho correto.
Sempre em diálogo, buscamos ampla participação da comunidade universitária. Fizemos visitas periódicas a unidades administrativas e acadêmicas, para escutar de perto as demandas. Procuramos as melhores soluções para a nossa "cidade" espalhada por todo o Distrito Federal e em polos que vão muito além das nossas fronteiras. Cada decisão foi pautada pelo compromisso com a inclusão, a transparência e a reorganização de demandas que emergiram ao longo destes anos.
Acreditamos ter realizado muito para manter a Universidade de Brasília entre as melhores e como um excelente lugar para estar e estudar.
Neste momento ímpar de reflexão, chegar até o final da gestão nos traz o desafio de pensar feitos e efeitos. A realidade bate à porta e requer discernimento, bom senso e lealdade. Do princípio ao fim.
Vivenciamos o dia a dia em espaços inquietos, de conhecimento e reconhecimento. O desfecho encerra uma estável instabilidade.
Estamos orgulhosos e tomados por emoções que gostaríamos de continuar a compartilhar com todas as pessoas habitam este ambiente amoroso.
Agradecemos o apoio de toda a nossa comunidade – docentes, técnicos/as, estudantes – por este ciclo de dedicação intensa e compromissada com o avanço rumo ao futuro, com excelência acadêmica e administrativa.
Desejamos que a Universidade de Brasília, esta linda instituição da capital brasileira, jamais saia dos trilhos da ética, da autonomia e da democracia.
Sigamos em frente com respeito e alegria.
Abraços fraternos,
Márcia Abrahão
Reitora
Enrique Huelva
Vice-Reitor