A Universidade de Brasília (UnB) nasceu da brilhante utopia de Darcy Ribeiro. A “Universidade Necessária”. O projeto daria vida a uma proposta educacional, arquitetônica e social que prezaria pela ousadia e pela interdisciplinaridade.

Ainda hoje, a UnB se sustenta pelos pilares pensados por Darcy. Fazemos ensino, pesquisa e extensão com compromisso social e com inovação. Buscamos propagar e desenvolver conhecimentos que serão empregados na resolução de desafios para toda a sociedade. Por ser uma pequena cidade de mais de 50 mil habitantes, a UnB não forma apenas profissionais, forma cidadãos. Aqui, aprendemos valores de comunidade, diversidade, democracia e humanidade.

Assim como aconteceu em diversos momentos da história, a UnB viveu agressões contínuas nos últimos anos, perpetradas por aqueles que temem uma sociedade informada e forte.

Em 2020 e 2021, quando a população mais precisou da ciência, vimos ela ser negada e pisoteada, apesar de tanta luta das instituições e de pesquisadores.

Em 2022, as universidades e institutos federais sofreram corte orçamentário de 7,19%, além dos sucessivos bloqueios de recursos, que fizeram com que receássemos até mesmo a paralisação das atividades.

Felizmente, podemos vislumbrar melhores cenários para a educação pública e para o país em 2023. Acreditamos que as universidades voltarão a ser valorizadas. Já temos a certeza, por demonstrações recentes, de que a educação e a ciência serão respeitadas pelo governo federal.

Poderemos, assim, seguir caminhando mais serenos em direção à idealização do sonho de Darcy e cumprindo nosso papel essencial de formação de cidadãos engajados no progresso da sociedade.

No Dia Internacional da Educação, é necessário celebrar e defender o nosso lugar, em paz e com alegria.

Que possamos fazer isso hoje e sempre, porque o futuro está à nossa porta.

Vice-Reitor