A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) lamenta a morte do professor emérito Charles Curt Mueller, do Departamento de Economia, da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face). O enterro ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. “O Brasil perdeu um grande nome da academia. O professor Mueller era uma pessoa incrível, generosa e muito respeitada. Um pioneiro na área de Economia Ambiental do país”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Atuando na UnB desde 1972, Charles Mueller foi professor colaborador até 1990, quando assumiu uma cadeira de professor efetivo do quadro da Universidade. Depois de se aposentar, em 2004, o pesquisador recebeu o título de professor emérito em 2007. Os laços com a UnB se estendem à família. Suzana Pinheiro Machado Mueller, viúva de Charles, é professora emérita da Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Filho do casal, Bernardo Mueller é professor titular do mesmo departamento em que o pai atuou.

Natural de Curitiba (PR), Charles Mueller nasceu em 1934. Ele se graduou em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1959. Tornando-se mestre e doutor pela Vanderbilt University, nos Estados Unidos, em 1971 e 1974, respectivamente. Em seguida, conquistou dois pós-doutorados — Economia Agrária pela University of Manchester, na Inglaterra; e Economia dos Recursos Naturais pela University of Illinois, nos Estados Unidos.

Gestão pública — De 1988 a 1990, Charles Mueller presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, ele começou o Planejamento Estratégico, com foco na modernização e aperfeiçoamento da atuação da entidade pública, uma ação inédita, e deu seguimento à Reforma Administrativa. O professor também esteve à frente da gestão do Instituto Sociedade, População e Natureza de Brasília, entre 1996 e 1998.

Ainda, o professor Charles Mueller foi secretário adjunto da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia; e, no IBGE, foi diretor de Agropecuária, Recursos Naturais e Geografia e coordenador de Projetos Especiais (1987-1988), antes de se tornar presidente da entidade.

Legado — Em 2007, Mueller publicou o livro Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente, pela editora Edu Coedição Finatec. A obra foi uma das primeiras e das mais importantes a tratar do tema no Brasil. No volume, ele discute suas principais hipóteses ambientais e as consequências provocadas pela economia no ecossistema.

Vice-Reitor