À Comunidade Acadêmica,

 

O dia 1º de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A Universidade de Brasília (UnB) tem se destacado com iniciativas pioneiras voltadas para essa população. Em dezembro de 2023, tivemos a alegria de lançar o primeiro edital do vestibular 60mais, ampliando o acesso ao ensino superior para pessoas com 60 anos ou mais, reafirmando o compromisso da UnB com a inclusão e a valorização da longevidade.

 

O processo seletivo, que vai para a sua 3ª edição, é fruto de uma construção que tem como antecedentes a criação da Câmara de Direitos Humanos (CDH), a Secretaria de Direitos Humanos e a aprovação unânime da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão, em fevereiro de 2023. A política busca atender e adaptar as necessidades de pessoas idosas sob a perspectiva dos direitos humanos na UnB.

 

Um dos principais objetivos é promover o respeito e a inclusão de pessoas de todas as idades, valorizar o conhecimento e a memória dos idosos, além de ampliar a participação dessas pessoas como estudantes e membros de equipes de pesquisa e extensão. Também tem a intenção de fomentar estudos e pesquisas na área do envelhecimento e fortalecer a presença dessa temática nos cursos de graduação e pós-graduação.

 

Nesse contexto, destaca-se a Universidade do Envelhecer (Uniser), um projeto de extensão da UnB que, embora voltado para pessoas com 45 anos ou mais, é pioneiro na promoção do envelhecimento ativo, atuando em 12 cidades do Distrito Federal.

 

Alinhada com a Década de Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030), instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão da UnB busca combater o idadismo, promovendo uma cultura de envelhecimento saudável, participativo e digno. A iniciativa pretende reunir esforços de governos, sociedade civil, academia, mídia e setor privado para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

 

O tema da longevidade tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente considerando as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos aumentará em todo o mundo, chegando a 2 bilhões de pessoas. Em 2023, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

 

Na UnB, o número de servidores idosos já reflete essa tendência de envelhecimento populacional, com 580 docentes e 326 técnicos. Entre os estudantes, essa realidade também se confirma, incluindo aqueles matriculados em cursos a distância: são 692 estudantes idosos, dos quais 443 estão na graduação e 249 na pós-graduação.

 

Com o intuito de garantir o acolhimento dos novos estudantes ingressantes por meio do processo seletivo 60mais, a UnB lançou um edital de bolsas de tutoria, selecionando 49 colegas veteranos para apoiar esses estudantes. Agora, em 30 de setembro, lançamos uma nova edição, com mais 75 bolsas. Há, ainda, o Elos, um programa de tutoria especial, que oferece orientação guiada e acompanhamento continuado de estudantes matriculados em disciplinas específicas. Hoje, temos oito discentes com 60 anos ou mais participando do Elos.

 

Neste ano, a Universidade também promoveu uma Oficina de Capacitação destinada a 52 servidoras e servidores técnicos e docentes, com o objetivo de aprimorar o atendimento a essa população. A oficina abordou temas como o histórico do Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo da UnB e o enfrentamento ao idadismo, tanto em nível individual quanto estrutural.

 

Outra importante iniciativa, criada em 2022, é o Diamante da Casa, que homenageia servidoras e servidores técnicos e docentes com mais de 45 anos de trabalho na UnB. Até o momento, 82 pessoas já foram reconhecidas por suas décadas de dedicação à instituição.

 

Com essas ações, a UnB avança na construção de um ambiente inclusivo e respeitoso, preparando as gerações atuais e futuras para um envelhecimento ativo e valorizando a importante contribuição das pessoas idosas para a sociedade.

 

Márcia Abrahão
Reitora

Enrique Huelva
Vice-Reitor